Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A Vacina Da Varíola

A Vacina Da Varíola

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 8
A Vacina Da Varíola

A varíola é uma doença, bastante grave, que assolou já a humanidade e matou milhões de vidas em todo o mundo.

Contudo, ela foi já declarada irradicada em 1980.

Os mais antigos escritos da doença datam do século XV, mas , no entanto, ela terá surgido nas populações mundiais, há mais de dez mil anos.

Na realidade, ainda há restos de mumuficações, por exemplo do faraó do Egito, Ramsés V, que revela erupções pustulentas, que indicam, que provávelmente ele terá morrido com a varíola.
A varíola, apresenta várias estirpes, chamadas, varíola mayor e varíola minor, que levaram à morte , milhões de pessoas na Europa, ao longo do século XVIII.

A partir de 1796, a situação começou a mudar, devido à descoberta da vacina, Por um médico britãnico, Edward Jenner, que combatia o vírus que a provocava.

Os seus principais sintomas, logo após serem infetados, eram: febre, dores musculares, cefaleias, náuseas e dores nas costas. Tinha um período de incubação de 12 dias e depois seguiam-se erupções pustulosas generalizadas, que se iniciavam na testa e se espalhava pelo corpo.

Após este quadro clínico, a doença assumia uma das quatro variedades: a comum, modificada, maligna e hemorrágica, que variavam na percentagem de mortalidade geral.

Contudo, não foi nada fácil desenvolver a vacina porque havia uma guerra da vacinação.

Apesar da descoberta de Jenner ser óbvia de um ponto de vista moderno, a ideia de injetar as pessoas, para as livrar de contraír o vírus, gerou grande controvérsia.

O local onde jenner descobriu a vacina foi na sua casa, que ainda hoje existe, Está situada na cidade de Berkley, Clooucestershire, e atualmente esta casa, acolhe o Museu Edward Jenner, que combina um museu tradicional com um ambiente de aprendizagem interativa para crianças e ainda um arquivo histórico.

O vacina antivariólica é composta por um vírus chamado vacina, que era metido dentro de um frasco seguro.quando se injeta no corpo induz anticorpos que protegem contra todos os vírus da varíola, incluindo as variantes que afetam macacos e bovinos.

A agulha desta vacina não era administrada com uma agulha mas sim com um instrumento bifurcado, concebido para reter uma gta de solução de cada vez.

Apesar das controvérsias, acerca da vacina, ela conseguiu evitar muitíssias mortes e ainda hoje persiste.

A partir de 1980 a varíola considera-se práticamente erradicada e hoje as amostras do vírus, são mantidas em escassos laboratórios altamente seguros.


Teresa Maria Batista Gil

Título: A Vacina Da Varíola

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 8

627 

Comentários - A Vacina Da Varíola

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Samsung Galaxy S5: Smartphone De Excelência!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Telemóveis
Samsung Galaxy S5: Smartphone De Excelência!\"Rua
A Samsung está a todo vapor e oferece aos curtidores de smartphones mais um inovador modelo e muito mais completo, o Samsung Galaxy S5. Suas funcionalidades são das mais diversificadas, seu estilo mais arrojado, com muitas funções que agilizam seu dia a dia e deixa sua vida mais divertida.

Então, se você deseja algo que possa ajudar-lhe em suas tarefas diárias e nos seus negócios, o Galaxy S5 é perfeito. Com modernas funções de navegações na internet, seu trabalho fica muito mais dinâmico, fácil e simples. Você pode baixar e-book, vídeos, arquivos em PDF, Word, Excel, fotos, dentre outros. Ele funciona como um minicomputador, apenas de tamanho menor, porém, com um recurso gigantesco.

Conheça um pouco sobre Galaxy S5:


- Câmera de 16 megapixels com autofoco ultrarápido, possui controle de luminosidade ativo e a possibilidade de aplicar modos de captura após o clique. Também tem o temporizador de tempo que pode ser de 2 ou 10 segundos, você apenas clica para tirar a foto e espera a própria câmera bater;

- Sistema S. Health 3.0
O Galaxy S5 é um verdadeiro personal fitness. Com ele, você monitora seus batimentos cardíacos e acompanha a evolução dos seus treinos;

- Tem proteção contra sujeira, água, cair no chão e poeira. Ele vem com certificação IP67 que garante maior segurança para qualquer situação;

- Com tecnologia Wi-fi moderna e com função aceleradora de download você terá muito mais rapidez para usar a internet e baixar qualquer tipo de arquivo, vídeos, fotos, dentre outros. Além de navegar na internet, verificar seu e-mail, ter suas conversas no whatsapp, Messenger, hangouts e acessar qualquer rede social com maior velocidade e facilidade;

- Substitui o uso de senhas com o leitor digital. Assim, para desbloquear o telefone, o dispositivo reconhece o toque da impressão digital e ainda com ele mesmo, você pode fazer pagamentos seguros no Paypal. Uma maior segurança e tranquilidade com apenas um toque;

- Um estilo mais resistente e moderno, você poderá escolher nas cores preta, branca, azul ou dourada;

- Vem com gravador de som, S. Note, Maps, Rádio com transmissão FM, Play Store(para baixar qualquer aplicativo); relógio, agenda, mensagem de texto, calculadora, flashlight, e muito mais;

- Sistema Android 4.4.2 e com memória interna de 16 GB.

Mais que um smartphone, um grande companheiro: Samsung Galaxy S5!

Pesquisar mais textos:

Vicente Silva

Título:Samsung Galaxy S5: Smartphone De Excelência!

Autor:Vicente Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios