Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Relacionamentos > O segredo nos relacionamentos

O segredo nos relacionamentos

Categoria: Relacionamentos
Visitas: 2
O segredo nos relacionamentos

Segredo é a palavra que vem do latim secretu, significando "separado, afastado". Para nós, o sigilo, aquilo que não pode ser revelado, não pode ser falado, que deve ser ocultado, escondido, ignorado. A revelação de um segredo tanto pode ser benéfica como nociva ou mesmo perigosa, dependendo de seu conteúdo ou daquilo que envolve.

É bastante comum a ideia de que se deve contar absolutamente tudo ao parceiro para que se estabeleça um relacionamento aberto e de confiança. Creio ser necessária a reflexão sobre tal tema, uma vez que você não tem e não terá nunca o controle sobre qual será a interpretação da parceria para o conteúdo revelado.

Nesse sentido, é importante avaliar e identificar o que, de fato, ao ser revelado poderá trazer benefício ao indivíduo e ao casal. Por exemplo: muitos relacionamentos começam com a proposta de se revelar todo o passado, experiências sexuais, número de parcerias etc. como condição para dar certo. Daí eu pergunto: o que trará a este novo casal/relacionamento o conhecimento detalhado de experiências sexuais passadas? Sim, porque muitas vezes não se quer saber somente "quais" foram as experiências, mas sim "como" foram, com riqueza de detalhes.

Detalhar sua vida/experiência sexual ao seu novo parceiro pode trazer uma série de consequências, tais como: insegurança, ansiedade, desconfianças, comparações. E mesmo que esse relato seja solicitado com a melhor das intenções, na busca da "verdade" total e absoluta, pense bem.

O ser humano faz julgamentos o tempo todo e nem sempre esses julgamentos estão isentos de crenças negativas, mitos e tabus a respeito do exercício da sexualidade. Além do mais, existem situações que se referem e só dizem respeito ao próprio indivíduo, a sua história de vida, a sua identidade.

Estou dizendo com isso que devemos omitir situações e experiências de sua parceria? Absolutamente não.

Estou dizendo que é preciso ter critérios e bom senso para aquilo que for revelar, pois aquilo que é dito muitas vezes não pode ser corrigido ou mudado.

Aquilo que já foi vivido, ou seja, o passado, não pode ser mudado (mudamos sim o nosso sentimento e interpretação da experiência, mas não a situação propriamente dita). E, dependendo da reação/interpretação da parceria, você corre o risco de perder ou interromper algo que poderia ser prazeroso e satisfatório para ambos. Ou, no mínimo, pode te dar um trabalhão para "consertar".

Nosso presente é vivido e construído a cada instante, é o que temos de real, de concreto. E é o que devemos valorizar, no intuito de buscarmos a melhor maneira de nos sentirmos felizes e realizados. Construa seu novo relacionamento com base no que deseja e precisa para se sentir bem e fazer bem ao outro.

Invista nesse novo relacionamento, novo ciclo, nessa nova chance. E saboreie cada momento a dois, cada situação que fará parte da história de vocês. Cuidem um do outro, tenham empenho e motivação para cultivar esse sentimento e, que seja eterno enquanto dure!


Maria Rachel Lins Brandão

Título: O segredo nos relacionamentos

Autor: Maria Rachel Brandão (todos os textos)

Visitas: 2

311 

Comentários - O segredo nos relacionamentos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios