Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Tubarões

Tubarões

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Comentários: 2
Tubarões

A maior parte dos estereótipos sobre o tubarão estão errados. estes não são animais primitivos, como erradamente se pensa, nem predam homens nem são predadores irracionais.
A verdade é que eles são elasmobrânquios, o que significa, que são peixes com esqueletos de cartilagem em vez de ossos.

A sua evolução é para menos peso do que possuem, por isso são hoje, nadadores mais ágeis.
A sua cartilagem permite-lhes conservar fósforo e cálcio, que necessitam para os dentes, por gastarem muito com eles.

Quando dão uma dentada, perdem dentes e são como armas descartáveis.

De fato, o que degastam mais é o fósforo, o que se torna um obstáculo à sua expansão mundial.
Ne sempre estes animais foram vistos como perigosos. *or exemplo os navegadores do século XIX, viram-nos como benignos e ainda, como golfinhos.

Só depois de alguns ataques deles, a pessoas, nomeadamente em Nova Jérsia, se gerou frenesim e controvérsias, ao ponto de gerarem um romance de Tubarão, em 1974, do autor Peter Benchley.
A partir deste, os tubarões têm sido considerados os grandes vilões do mar.

A verdade é são predadores de topo e muito bem adaptados a caçar no mar. No, entanto por cada homem que um tubarão come, vinte milhões de tubarões são comidos por seres humanos.

O tubarão-branco é o que mata mais, o que leva os cientistas marinhos e os pescadores a tentarem evitá-lo, com explosivos sangrentos.

Os tubarões usam as barbatanas peitorais, muito grandes, para sustentação e são como asas de avião.

A sua cauda, ou barbatana caudal, tem um lobo superior maior porque a espinha prolonga-se dentro dela, gerando impulsão.

As barbatanas dorsais e anais permitem reduzir os seus movimentos e a dorsal , compensa o movimento do grande lobo caudal superior.

A sua anatomia consta da espinha, feita de cartilagem em vez de osso. Esta chega até á barbatana caudal de cima para a potência extrema.

O estômago, muito grande em relação ao intestino e dilata-se muito para as refeições.As narinas são para cheirar e não para respirar, têm a pressão sanguínea muito inferior à do homem. e o fígado pode perfazer 30% da massa do seu corpo.

Estes animais são diferentes dos outros e andam no mar com uma grande espetacularidade.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Tubarões

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

623 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    01-09-2014 às 14:54:11

    Sempre achei os tubarões super perigosos. Muito boa explicação de que são feitos de cartilagem, e não ossos.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    18-09-2012 às 10:43:45

    Os tubarões são animais espetaculares que vivem nas águas profundas e geladas dos oceanos.Há quem os ache um pouco aterradores, em virtude de poderem engolir pessoas e provocar naufrágios de embarcações.Estes animais marinhos nadam em águas geladas e profundas mas ás vezes vêm à tona de água e provocam o medo e espanto de quem viaja por mar.Não são raros os relatos de tubarões que causaram alguma tragédia nas águas em que circulam em bandos.

    ¬ Responder

Comentários - Tubarões

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios