Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Saiba mais sobre Bóson de Higgs – A partícula de Deus

Saiba mais sobre Bóson de Higgs – A partícula de Deus

Categoria: Outros
Comentários: 6
Saiba mais sobre Bóson de Higgs – A partícula de Deus

Recentemente, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) informou que vários cientistas estão reunidos no Grande Colisor de Hádrons com objetivo de desvendar o mistério do bóson de Higgs, também conhecido como a partícula de Deus. Se sua existência for comprovada, será de grande importância para que a física moderna possa desvendar muitos mistérios com relação ao nosso planeta e ao universo. Confira mais detalhes sobre a possível descoberta dessa misteriosa partícula.

De acordo com os testes e observações que estão sendo realizadas, existem grandes possibilidades de que a partícula encontrada seja mesmo a bóson de Higgs. Os experimentos realizados no Grande Colisor de Hádrons (LHC), na Suíça, conseguiram captar uma partícula que apresenta características muito semelhantes ao que seria a bóson de Higgs. Apesar disso, os cientistas ainda estão cautelosos ao divulgar suas conclusões.

Você sabe por que o nome é bóson de Higgs? O nome Bóson é referente a um conjunto de partículas subatômicas, definidas no Modelo Padrão da física moderna. Já o nome Higgs foi atribuído devido ao cientista (de mesmo nome) que ajudou na elaboração da teoria do Modelo Padrão na década de 60. E, ela ficou conhecida como sendo a partícula de Deus, pois, esse elemento é o que possibilitou a formação do universo.

A busca pela tão misteriosa bóson de Higgs já estava sendo realizada há décadas e, essa pesquisa exigiu que fossem desenvolvidos aceleradores de partículas muito potentes. Segundo a física moderna, o Modelo Padrão prevê muitos dados importantes sobre a bóson de Higgs, mas a sua massa ainda não foi determinada. Quanto maior for a massa de determinada partícula, mais potente precisa ser o acelerador para que seja possível estudá-la.

A partícula de Deus começou a ser estudada no CERN por meio de um acelerador LEP, que já está desativado há 12 anos. Com esse aparelho as pesquisas não obtiveram resultados satisfatórios, e assim, os físicos concluíram que a massa da bóson de Higgs é elevada e que seria preciso usar um equipamento bem mais poderoso que o LEP. Depois disso, experimentos foram feitos no acelerador no Tevatron, que parou de ser utilizado em 2011.


Rua Direita

Título: Saiba mais sobre Bóson de Higgs – A partícula de Deus

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

608 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • SophiaSophia

    26-05-2014 às 06:19:39

    Quanto mais estudamos a ciência, mais ela prova a existência de Deus! O mundo com toda sua criação revela quão poder Ele tem em deixar as coisas acontecerem numa ordem tão exata!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Darci

    05-01-2013 às 19:27:21

    Evaldo,se vc esta dando a sua opinião e porque a ciência esta dando a vc o meio de comuniucação desenvolvido pela mesma, não por meio de uma religião qualquer pense nisso
    quen e o pobre de espirito!

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    16-09-2012 às 21:00:28

    A ciência comprova e isso basta! A informação aqui contida está fantástica. Saber como tudo nasceu de forma comprovada é o desvendar de muitos mitos que há tanto estão por desmistificar. Excelente texto este.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoEmannuela Gonçalvez

    09-07-2012 às 10:24:55

    Fantástico como os fanáticos pela religião não conseguem observar as maravilhas que o o universo tem e que a ciência descobre e demonstra a todos.
    Mas para esses fanáticos só lhes digo isto, a Ciência nunca matou por discórdias de ideias..

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJose Carlos

    09-07-2012 às 10:22:54

    Fantástico o que a ciência consegue quando se esforça por um bem maior, o de descobrir e desvendar os mistérios do nosso universo.
    Esta Bóson De Higgs, ou mesmo não sendo esta a Bóson De Higgs, mas sendo uma outra Bóson, já demonstra o quão fantástica é a natureza e a ciência.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoEvaldo Rodrigues

    09-07-2012 às 10:17:56

    A ciência ainda não viu que nunca irá encontrada essa partícula?
    Pois o mundo foi criado por DEUS, a ciencia não pode nunca descobrir uma coisa que não existe.
    Essa tal de Bóson De Higgs é apenas fachada para enganar os pobres de espirito.

    ¬ Responder

Comentários - Saiba mais sobre Bóson de Higgs – A partícula de Deus

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios