Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Como se perde a confiança!

Como se perde a confiança!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Comentários: 3
Como se perde a confiança!

O ser humano é muito ingénuo. Ilude-se facilmente por palavras bonitas, por uma aparente amabilidade e eloquência por quem tem a arte de falar. Depressa se ilude com promessas,também se ilude com sorrisos, com abraços, com bajulação. Qual é o resultado disso? Mais tarde ou mais cedo o sentimento é de de grande desilusão. É muito fácil acreditar, assim como também é muito fácil perder a confiança. Segundo kant, um filósofo bem conhecido da antiguidade,“A amizade é como um bom café. Depois de frio, já não volta ao sabor inicial”. Quem diz a amizade, diz também a confiança. Para ganhar a confiança de alguém, por vezes são necessários vários anos, mas para perde-la bastam apenas alguns segundos.

É por isso que vivemos numa sociedade revoltada e descrente. Pois, os filhos já não acreditam nos pais. Os pais já não acreditam nos filhos. As mulheres já não acreditam nos homens. Os homens já não acreditam nas mulheres. Os eleitores já não acreditam no governo. O governo já não acredita nos eleitores. Até os amigos, basta uma pequena falha nossa ou deles para deixar de acreditar.Vivemos num clima de desconfiança permanente.

Mas por que motivo é mais fácil acreditar numa pessoa que tem a arte de falar, do que naquelas pessoas frontais que ferem com as palavras, mas cujas mesmas são verdadeiras? Simplesmente porque todos gostamos de palavras bonitas. Palavras belas que nos confortam o coração, elogios, quer sejam eles verdadeiros quer não. Quanto às críticas, continuamos a fugir delas como se fossem doeças contagiosas, mesmo que sejam para o nosso bem.

Está na hora de mudarmos o nosso paradigma e de aprender a escolher bem as pessoas em quem devemos confiar. Está na hora de dar valor a quem nos chama a atenção. Está na hora de acreditar na honra daqueles que nem sabem expressar-se, porém são verdadeiros naquilo que dizem. Quando fizermos isso, quando aprendermos a distinguir quem de facto merece a nossa atenção, seremos mais felizes. Teremos mais motivos para confiar de novo. Pois, a paz e a harmonia dependem da confiança, e a confiança precisa ser aprendida, demonstrada e honrada em todas as situações, todos os dias.

Jovita Capitão

Título: Como se perde a confiança!

Autor: Jovita Capitão (todos os textos)

Visitas: 0

682 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    18-08-2014 às 02:01:42

    Acima de querer a confiança dos outros devemos nos mostrar pessoas confiáveis. É muito fácil exigir dos outros quando nem nós agimos como tal. Claro, deve-se ter o cuidado sempre. A confiança é construída e alicerçada.

    ¬ Responder
  • Eliane S.prEliane Saldanha Pires

    18-09-2012 às 06:04:46

    Me identifiquei muito com o seu texto.Já vivi esse tipo de situação.Veja bem devemos ser sinceros em tudo até pra falar a verdade,por dura que seja.Mas,tarde a pessoa repensará em tudo que você falou e cairá em si.

    ¬ Responder
  • Jovita CapitãoJovita Capitão

    21-09-2012 às 21:40:59

    Obrigada pelo seu comentário Eliane.

    Cumprimentos,
    Jovita Capitão.

    ¬ Responder

Comentários - Como se perde a confiança!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios