Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Como Poupar na Eletricidade?

Como Poupar na Eletricidade?

Categoria: Outros
Comentários: 1
Como Poupar na Eletricidade?

Quantas vezes ouvimos nas noticias a subida de valores da luz e os custos que a eletricidade fazem verdadeiros “assaltos” aos orçamentos da casa de cada um de nós.
Mas existem alguns truques que podem ser tomados em consideração para poupar na energia e na conta da luz.

Aqui vamos a elas.

- Utilize vários candeeiros, mas naturalmente não todos ao mesmo tempo. Por exemplo, se estiver a ler um livro, opte por um candeeiro pequeno com a luz focada na sua leitura. As luzes de teto devem ser só acesas em casos excecionais e mesmo que tenham 6 bocais para 6 lâmpadas, opte por usar só 3 deles.

- Quanto ao tipo de lâmpadas, também é importante. Opte por lâmpadas economizadoras ou de baixo consumo. São de facto mais dispendiosas na altura da compra, mas além de gastarem 6 vezes menos, duram 8 vezes mais.

- Aparelhos em Standby estão proibidos. Não desligue por exemplo os aparelhos no comando e de preferência, se os puder desligar da tomada, é o mais indicado. Se utilizar uma extensão com interruptor, pode poupar tempo desligando-o num só botão, apagando todos os aparelhos.

- Na altura de comprar os seus aparelhos domésticos, veja a sua eficiência energética. A classe A+ é a mais indicada, pois o consumo de energia é baixo, logo isso vai refletir-se na sua fatura no final do mês.

- Precisa de carregar a bateria do telemóvel? Não o faça durante toda a noite. Existem telemóveis que só necessitam de 2 horas ligados à eletricidade. Se assim é, porque deixá-los toda a noite ligados?

- Na cozinha, também poderá poupar na hora de cozinhar. Cozinhe sempre com a tampa em todas as panelas, pois assim poderá poupar 75% do tempo de cozedura. Experimente desligar o forno ou o lume minutos antes do previsto, pois o calor acumulado cozinha no restante tempo. Lembra-se da velhinha panela de pressão? Adquira uma e vai ver os alimentos cozinhados com uma rapidez extraordinária.

- Congelador e frigorifico deve ser aberto somente uma vez, quer para guardar alimentos, quer para os retirar. Quanto menos vezes o abrir, mais energia poupa pois o esforço para fazer frio não terá de ser extremo.

- Máquinas de Roupa e de Loiça devem ser utilizadas em carga máxima e sempre que puder, deixe a roupa secar ao ar livre.

Estas são apenas algumas dicas, no entanto estude a sua casa de forma a ver no que pode mais poupar.


Carla Horta

Título: Como Poupar na Eletricidade?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

605 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Maximino Joaquim Abreu Costa da SilvaMaximino Joaquim Abreu Costa da Silva

    30-07-2012 às 11:45:53

    Como poupar eletricidade?
    Utilizar lâmpadas de menos consumo,
    Manter o mínimo possível ligado,
    Nunca deixar os eletrodomésticos em Standby

    ¬ Responder

Comentários - Como Poupar na Eletricidade?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios