Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Como aumentar sua inteligência (seu Q.I.)

Como aumentar sua inteligência (seu Q.I.)

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 10
Como aumentar sua inteligência (seu Q.I.)

Desde meados da década de 70, nossa sociedade está passando por uma transformação brusca, por dentro e por fora das pessoas que a compõem. Nesse meio, o Q.I., ou Quociente de Inteligência, está se tornando cada vez mais usado para classificar os mais aptos para o trabalho intelectual.

O QI é um sistema para medição da inteligência através de métodos lógicos, como perguntas de lógica, identificação de sequências numéricas ou geométricas (esses são os testes mais populares) e etc. O QI é medido por uma escala de média 100, quem, em um teste de QI, pontuar menos que isto, é considerado com uma inteligência inferior, e aqueles que pontuam acima de 100 têm uma inteligência superior.

Muitos livros já podem ser encontrados por aí, ensinando métodos para aumentar a inteligência, mas é preciso discernimento, pois embora toda atividade do cérebro seja benéfica, você não pode esperar aumentar o QI (que exige um treinamento sério, muito mais que simplesmente benéfico) com um livro que só apresenta palavras cruzadas, ou essas coisas fáceis.

Agora vou dar uma breve introdução sobre como se dá o desenvolvimento do cérebro, para que você possa entender como será capaz de aumentar o seu Q.I. Primeiramente, devemos imaginar o cérebro como um músculo, mesmo sem ser, será um exemplo meramente elucidativo. Quanto mais você exercita um músculo, mais ele se desenvolve, assim também se dá com o cérebro, só que de maneira extremamente mais complexa. Nosso cérebro é composto por aproximadamente 80 bilhões de neurônios (é mais conhecido como 100 bilhões, mas recentes pesquisas científicas apontaram só 80), e esse neurônios passam informações um para o outro, fenômeno conhecido como sinapse. Os neurônios que são mais usados, como por exemplo, os da memória, costumam se multiplicar com mais facilidade do que aqueles que não são usados frequentemente. Nosso cérebro é dividido em quatro lobos principais, dentre dezenas de outras subdivisões. Por exemplo, há uma parte do cérebro responsável pela interpretação dos idiomas e da fala, conforme você exercite essa região cerebral, com um curso de inglês, por exemplo, sua capacidade linguística melhorará ainda mais, por que foi exercitada.

O Mal de Alzheimer, por exemplo, se dá na maioria das vezes por falta de atividade cerebral. Se essas pessoas praticassem exercícios mentais durante o dia, com certeza, pelo menos a degeneração mental seria menor.

Então, para se ter um cérebro saudável, é necessário exercitá-lo, preferencialmente, na área que você mais deseja, pois você não pode colher banana de um coqueiro, nem pode melhorar muito sua capacidade artística exercitando a memória, por exemplo. Se você quer melhorar sua capacidade visual, tente jogos como xadrez, jogos de memória, puzzles...; se você quer melhorar seu raciocínio lógico, tente jogos como xadrez (novamente), teoremas, problemas de lógica...; para a memória tente quebra-cabeças e etc.

Lembre-se que muito depende da dificuldade, lógico que quanto mais difícil o jogo, mais neurônios serão exercitados e criados na área cerebral responsável pelo processamento daquele jogo, então opte pelos jogos mais difíceis, por exemplo, dominó e baralho são coisas facílimas, não penso que seu QI vai aumentar muito (se é que vai aumentar) jogando jogos como esses. Tente jogos realmente desafiadores. Eu, em minhas experiências pessoas, cheguei a aumentar 10 pontos de QI em 3 meses me exercitando 30 minutos por dia. Além das revistas especializadas nesses jogos como a revista Coquetel, recomendo também sites nesse ramo como o cerebromelhor.com.br .


Diego César

Título: Como aumentar sua inteligência (seu Q.I.)

Autor: Diego César (todos os textos)

Visitas: 10

761 

Comentários - Como aumentar sua inteligência (seu Q.I.)

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios