Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A vida quotidiana em Roma

A vida quotidiana em Roma

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 19
Comentários: 2
A vida quotidiana em Roma

Roma era uma cidade muito grande na àrea imperial, com cerca de um milhão de habitantes.

O centro da cidade era o fórum, onde havia termas, teatros, anfiteatros, uma rede de esgotos e o abastecimento de água através de fontes e aquedutos.
Pode considerar-se Roma como uma cidade de contrastes, dividida entre o luxo e a miséria.

As famílias mais ricas viviam em casas luxuosas, algumas com jardins, mosaicos, pinturas e frescos nas paredes. Outras famólias possuíam casas de campo, grandes propriedades onde podiam existir teatros e até termas privadas.

A plebe amontoava-se em ilhas, chamadas ,insulae, edifícios de vários andares divididos em apartamentos pequenos, para onde tinham de carregar água e onfde não podiam fazer fogo para cozinhar.

Os romanos costumamam celebrar o dia dos ricos, que era ocupado com os negócios e atividades políticas e religiosas. Nos momentos de lazer frequentavam os banhos políticos, termas, onde conversavam, liam e tratavam de negócios.

Durante a noite, confraternizavam em faustosos banquetes com uma grande variedade de pratos de carne e peixe, acompanhados de vinho misturado com água, mel e ervas aromáticas.

A alimentação dos pobres consistia apenas em pão, azeitonas, lentilhas e pouco mais.

A plebe trabalhava nos seus ofícios e, nos tempos livres, assistia a espetáculos públicos, nomeadamente lutas de gladiadores, corridas de carros e peças de teatro.
As mulheres dedicavam-se às tarefas domésticas, algumas trabalhavam, podiam ir ás termas e também assistiam a espetáculos públicos.

Os rapazes e raparigas podiam ir á escola e após essa idade só os rapazes de famílias ricas continuavam a estudar.

Os seus desportos favoritos eram os jogos de dados ou jogos de tabuleiro, que incluia atividades oferecidas pela cidade, como as termas, as lutas de gladiadores ou as corridas de cavalos, apresentadas nos mosaicos do século IV.

As casas dos romanos eram construídas com finas vigas de madeira. Deste modo, são frequentes os desmoronamentos e os incêndios. A maioria ainda vivia em casas mal iluminadas e parcamente mobiladas, na sua maioria arrendadas.

Os blocos de apartamentos e outros alojamentos estavam cobertos de letreiros anunciando habitações. Viviam, negociavam e comiam na rua e os mais pobres cozinhavam ao ar livre, em fogões e fogareiros portáteis.

Também se vendia comida já cozinhada naquele tempo, apesar de longínquo.


Teresa Maria Batista Gil

Título: A vida quotidiana em Roma

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 19

801 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • bia

    30-09-2014 às 19:33:50

    isso e muito interesate para pesquisa de trabalho etc...principalmete para pessoas que precisa dessa atitude

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    17-09-2012 às 14:38:00

    Os romanos faziam parte de um povo guerreiro, de lutas e conquistas de território.Assim, contribuíram para nos deixar um legado cultural enorme, não só no campo da literatura, como na arte.Na verdade eles edificaram grandes monumentos como símbolo religioso, de fé e expansão.

    ¬ Responder

Comentários - A vida quotidiana em Roma

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios