Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A Nossa Galaxia

A Nossa Galaxia

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
A Nossa Galaxia

A nossa Galáxia, Chamada a Via Láctea, é composta por estrElas e uma quantidade substancial de gás e poeira, que podem ser observados por telescópios óticos e radiotelescópios.
Estes elementos são espalhados por um disco plano com cerca de 120 mil anos luz de diâmetro.

Na realidade, sabe-se que o nosso sistema solar está a cerca de vinte e cinco mil anos luz do centro da galáxia, e orbita num trajeto circular. Porém, ela está presa numa grande esfera de matéria negra, cuja massa é pelo menos dez vezes a das suas estrelas.

Deste modo, não conseguimos ver a matéria negra, mas sentimos a sua força de gravidade.
O halo de matéria negra tem pelo menos 500 mil anos luz de diâmetro embora não seja ainda possível precisar.

A Via Láctea define-se como uma galáxia em espiral composta por milhares de estrelas.
Em face da pergunta que se pode colocar: o que define o limite do sistema solar?, a resposta é pois a seguinte:

Se viajássemos para fora do sistema solar, acabaríamos por atingir um ponto em que a influência do Sol, desce para zero e onde começa o espaço interestelar.

Esta fronteira não está claramente definida, mas, com base em dados exatos de sondas, como a Voyajer da NASA, crê-se que ele diste cerca de quatro mil vezes mais do sol, que Plutão.
Qual o Planeta com maior lua?. Na verdade, Júpiter tem a maior lua do sistema solar. Esta chama-se Ganmedes e tem três vezes o tamanho da lua da nossa terra.

Existe algum som no espaço?. O som que é audível para o homem é essencialmente a vibração de partículas de ar, e como estas não existem no cosmos, não há qualquer som. No entanto, existe som sob a forma de diferentes tipos de radiação eletromagnética, como ondas de luz e rádio, que são possíveis de interpretar.

A corrida ao espaço começou a se feita em 1957, quanto os soviéticos lançaram o seu primeiro satélite terrestre, chamado Sputnik. Deste odo, os soviétivcos e americanos compreendiam bem a importância do espaço, que era uma fronteira que dominava o a terra.

Assim, ambas as superpotências tentaram desde logo ser as primeiras a conquistar o desafio de exploração espacial. De início os soviéticos tiveram algum sucesso, mas os EUA é que conseguiram a grande vitória, levando os homens à lua, apenas 12 anos depois do satélite Spuntnik.

Este projeto captou imenso os corações da juventude mundial mesmo em tempos que não havia paz. Este pode ser considerado o momento mais importante da história humana e começou com uma iniciativa militar.

Com efeito, este fenómeno contribuiu por unir toda a humanidade, apesar de durar pouco tempo.


Teresa Maria Batista Gil

Título: A Nossa Galaxia

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

639 

Comentários - A Nossa Galaxia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios