Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A Nossa Galaxia

A Nossa Galaxia

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
A Nossa Galaxia

A nossa Galáxia, Chamada a Via Láctea, é composta por estrElas e uma quantidade substancial de gás e poeira, que podem ser observados por telescópios óticos e radiotelescópios.
Estes elementos são espalhados por um disco plano com cerca de 120 mil anos luz de diâmetro.

Na realidade, sabe-se que o nosso sistema solar está a cerca de vinte e cinco mil anos luz do centro da galáxia, e orbita num trajeto circular. Porém, ela está presa numa grande esfera de matéria negra, cuja massa é pelo menos dez vezes a das suas estrelas.

Deste modo, não conseguimos ver a matéria negra, mas sentimos a sua força de gravidade.
O halo de matéria negra tem pelo menos 500 mil anos luz de diâmetro embora não seja ainda possível precisar.

A Via Láctea define-se como uma galáxia em espiral composta por milhares de estrelas.
Em face da pergunta que se pode colocar: o que define o limite do sistema solar?, a resposta é pois a seguinte:

Se viajássemos para fora do sistema solar, acabaríamos por atingir um ponto em que a influência do Sol, desce para zero e onde começa o espaço interestelar.

Esta fronteira não está claramente definida, mas, com base em dados exatos de sondas, como a Voyajer da NASA, crê-se que ele diste cerca de quatro mil vezes mais do sol, que Plutão.
Qual o Planeta com maior lua?. Na verdade, Júpiter tem a maior lua do sistema solar. Esta chama-se Ganmedes e tem três vezes o tamanho da lua da nossa terra.

Existe algum som no espaço?. O som que é audível para o homem é essencialmente a vibração de partículas de ar, e como estas não existem no cosmos, não há qualquer som. No entanto, existe som sob a forma de diferentes tipos de radiação eletromagnética, como ondas de luz e rádio, que são possíveis de interpretar.

A corrida ao espaço começou a se feita em 1957, quanto os soviéticos lançaram o seu primeiro satélite terrestre, chamado Sputnik. Deste odo, os soviétivcos e americanos compreendiam bem a importância do espaço, que era uma fronteira que dominava o a terra.

Assim, ambas as superpotências tentaram desde logo ser as primeiras a conquistar o desafio de exploração espacial. De início os soviéticos tiveram algum sucesso, mas os EUA é que conseguiram a grande vitória, levando os homens à lua, apenas 12 anos depois do satélite Spuntnik.

Este projeto captou imenso os corações da juventude mundial mesmo em tempos que não havia paz. Este pode ser considerado o momento mais importante da história humana e começou com uma iniciativa militar.

Com efeito, este fenómeno contribuiu por unir toda a humanidade, apesar de durar pouco tempo.


Teresa Maria Batista Gil

Título: A Nossa Galaxia

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

639 

Comentários - A Nossa Galaxia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios