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Início > Textos > Categoria > Música > A música na África

A música na África

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Música
Visitas: 1.334
Comentários: 53
A música na África

Na sociedade africana, a música é um elemento indispensável no cumprimento de certos ritos sociais e religiosos. Os instrumentos musicais não servem apenas para tocar, aparecendo, similarmente, como veículos de correspondência com os outros e com a divindade. Por vezes, adquirem o poder de invocar entes espirituais com fins curativos e, nalguns casos, tornam-se mesmo a voz da divindade e dos antepassados.

Na África, há uma grande variedade de instrumentos musicais e talvez este seja o continente onde eles são mais originais, devido à pobreza dos materiais usados. Peles, madeira, fibras vegetais, cabaças, pedras e, mais raramente, o ferro são as matérias-primas com que se fabricam tais instrumentos.

Segundo uma classificação, geralmente aceite, os instrumentos dividem-se em quatro grupos, de acordo com o corpo vibrante que produz o som: idiofónicos, quando o que vibra é um material sonoro, como a madeira, as pedras, o metal, as cascas, …; membranofónicos, se for uma membrana a gerar som ao vibrar; aerofónicos ou instrumentos de sopro, sempre que o corpo vibrante que origina som é o ar; cordofónicos, quando o som é obtido através de cordas.

A expressão «música africana» não é correta. Seria mais exato falar de «músicas africanas tradicionais», uma vez que a África é um mosaico de grupos étnicos, cada um com o seu património histórico e cultural próprio. Contudo, apesar das numerosas e variadas singularidades das tradições musicais de cada povo, notam-se nessas tradições muitas características técnicas, culturais e sociais comuns, fruto de contactos e intercâmbios recíprocos.

Um dos influxos culturais que a África sofreu veio do exterior. A partir do século VII, deu-se a introdução da cultura árabe. O alargamento às zonas subsarianas prolongou-se nos séculos seguintes. A influência islâmica fez-se sentir sobretudo no âmbito dos instrumentos musicais.

A música africana não adotou nem o sistema de escrita nem as pautas. Toca-se de ouvido e a sua harmonia não é complexa, andando vinculada à melodia e às escalas, enquanto que a música europeia, nomeadamente após o barroco, se baseia essencialmente no sistema de acordes. Emprega, na essência, a escala pentatónica, embora, por vezes, se sirva, de igual modo, da escala de seis e sete tons e, inclusive, de escalas mais alargadas.

Outros predicados a ter em conta: vincula um tempo fraco a um forte, obtendo desta forma a troca de acento (síncope); a improvisação; a presença da percussão e a estrutura antifónica (entoação e réplica), frequente nos cânticos.

Mas a particularidade que mais chama a atenção é a polirritmia, ou seja, o facto de uma mesma composição poder ser usada em dois ou mais ritmos diferentes. Além disso, o cantor acrescenta maior complexidade ao ritmo batendo as palmas e os pés.

Há que ter ainda presente que a música «por si mesma» não existe na África. Acompanha sempre o dia a dia e os diversos dinamismos subjacentes. Na África, a vida e os seus múltiplos aspetos falam a linguagem da música.

Com efeito, na cultura africana, a música faz parte do quotidiano das populações e está relacionada com uma imensidão de atividades sociais. Em diversas ocasiões, é meio de transmissão de mensagens e informações. Estas mensagens não têm, porém, uma função puramente informativa, fazendo, igualmente, referência aos significados simbólicos da música relativos ao desempenho do poder, aos ciclos das estações do ano, ao culto dos antepassados, entre outros. A música serve, de modo similar, de apoio aos cânticos durante o trabalho e à dança. As canções que as mulheres entoam enquanto moem o trigo no pilão têm por finalidade coordenar o esforço e marcar a cadência, para que cada uma delas desfira a pancada na altura certa.

O canto também se emprega na dança, verificando-se uma relação entre a música, a magia e a religião. São bastante frequentes as situações em que a música e a dança acompanham cerimónias relacionadas com as distintas etapas do ciclo da vida e das estações: nascimento, circuncisão, matrimónio, funerais; mas também a preparação da terra, a sementeira e a colheita. Nessas alturas, a música constitui um complemento essencial. Além disso, desempenha outras funções: identificativa, quando se realiza para distinguir uma personagem, uma situação ou um objeto; narrativa-descritiva, ao manifestar ou relatar uma coisa qualquer; anímica, para exprimir os estados de alma, um acontecimento, um episódio específico, uma circunstância vivida na primeira pessoa ou que causou uma forte impressão no autor da música; reguladora-indutora dos estados de alma, ao utilizar a música para conseguir um determinado estado de espírito em quem a escuta; agregação, em que usa a música como contributo para reforçar o sentimento de pertença a um grupo, concorrendo para um sentido de união entre as pessoas que tocam, cantam e/ou escutam a música; lúdico-organizativa, sempre que o objetivo de quem faz a música é o prazer proporcionado pela harmonia dos sons, pela combinação elegante de ritmos, timbres, melodias, etcétera.

É possível que uma mesma música tenha simultaneamente, mais de uma função. Por exemplo, com um cântico pode-se exprimir um determinado estado de alma, mas, sendo entoado no decorrer de um acontecimento coletivo, essa música pode possuir, identicamente, um papel agregador.


Maria Bijóias

Título: A música na África

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 1.334

825 

Imagem por: SignalPAD

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Comentários     ( 53 )    recentes

  • kawany

    04-03-2015 às 17:30:33

    muito legal espero que continui assim

    ¬ Responder
  • Garcez

    29-08-2014 às 00:51:43

    Muito bom. Me ajudou muito mesmo!

    ¬ Responder
  • ketlen

    06-07-2014 às 21:03:07

    nada a vê ñ me ajudou em nada

    ¬ Responder
  • keina

    14-06-2014 às 22:57:46

    eu adoreiii isto é legal pra quem que fazer uma prova sobre isto

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    13-05-2014 às 18:59:09

    É admirável a música africana com aqueles tambores e é uma enorme agitação. Eles são bem animados!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • pamela feliciano

    13-11-2013 às 22:28:48

    eu gosto muito dessa musica africana

    ¬ Responder
  • jose carlos do canto

    23-09-2013 às 20:43:10

    christian 30-03-2013 às 16:29:55
    Vai la intao, ajuda todo o continente da África se vc é tao rica assim vai em frente e ajuda todos os probres do mundo inteiro :D
    ...O problema desse(a) cara, não é só sua esquisitice egóica. Dói muito de forma terrível o português. E ainda critica os pobres. Que escritica ridícula! BAH!!! Leia um pouco, Ó PÁ!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãobianca

    09-07-2013 às 22:04:45

    nossa adorei o texto me ajudou na tarefa mais concordo com a Angélica,tem alguns erros ortograficos

    ¬ Responder
  • thais

    28-05-2013 às 21:55:43

    legal...

    ¬ Responder
  • Dienifferfs

    08-05-2013 às 00:00:35

    adorei seu texto mt obrigado

    ¬ Responder
  • byank

    26-11-2012 às 18:59:29

    nossa e eu fazendo trabalho aki sobre a musica da africa ...

    essa texto ajudooow mtooo...
    vlw

    ¬ Responder
  • larrisa

    13-11-2012 às 23:16:10

    nao e correto essa besteira!!!kkkk

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãokarla

    21-10-2012 às 16:36:23

    Muito legal

    ¬ Responder
  • tais

    09-10-2012 às 12:24:20

    MUINTO SHOW GOSTEI DE MAIS ´K´K´K´´K´MENTIRA EU NEM LI K´K´K´´K´K

    ¬ Responder
  • tais

    09-10-2012 às 12:20:02

    e mais oumenos esse site a africa e um pais super pobre eu vou mandar alguns milhoes para eles

    ¬ Responder
  • isaias

    02-07-2014 às 15:46:36

    verdade

    ¬ Responder
  • juliana

    02-05-2013 às 07:33:43

    vai la riquinha todo mundo elogiando o texto e vc desfasendo dos pobres metida sua paty

    ¬ Responder
  • christian

    30-03-2013 às 16:29:55

    Vai la intao, ajuda todo o continente da África se vc é tao rica assim vai em frente e ajuda todos os probres do mundo inteiro :D

    ¬ Responder
  • joyce

    09-11-2012 às 19:04:30

    nossa vai banca a patricinha agora e

    ¬ Responder
  • ANGELICA

    05-10-2012 às 19:15:13

    EU GOSTEI DO TEXTO , MAS TEVE ALGUNS ERROS AUTOGRÁFICOS .

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãobruno

    10-09-2012 às 13:06:04

    me ajudou bastante!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoGIOVANNA DE MELO

    19-08-2012 às 16:45:44

    LEGALLL AMEI

    ¬ Responder
  • ana

    10-06-2012 às 18:17:18

    adoreeeiii achei tudo o que eu tava proucurando :)

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoosvaldo

    06-06-2012 às 19:47:39

    valeu me livrou da prova

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãohellen

    18-05-2012 às 17:16:18

    adorei esse site é uma maravilha super obrigado pelo otimo trabalho maria

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãobeatriz

    18-05-2012 às 17:12:11

    adorei,mas infelismente não achei o que prescisava

    ¬ Responder
  • Márcio Batista da SilvaCarolaine

    10-05-2012 às 23:10:46

    é muitooo bommm

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoluis

    06-11-2014 às 00:21:37

    legal

    ¬ Responder
  • john lenon

    26-11-2012 às 13:42:52

    eu se esterecei muito coisa da africa e muito importante para nos do brasil pelo menos nos sabe um pouco sobre mas da africa

    ¬ Responder
  • rere

    24-03-2012 às 15:07:02

    é bom mais naum consigo achar um site q me agude na minha pesquisa para o 5 serie

    ¬ Responder
  • eueu

    01-02-2012 às 23:36:21

    eu gostava de saber os paises mais importantes e os instrumentos!!!

    ¬ Responder
  • DanielDaniel

    25-01-2012 às 20:49:25

    este site e espetacular tive de fazer um trabalho e tive tudo o que preciso

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAna Camila

    07-01-2012 às 15:10:15

    Eu gostei bastante, e gostaria de saber mais sobre a cultura africana!!!

    ¬ Responder
  • fifi...fifi...

    26-12-2011 às 23:46:16

    vA música da África é tão vasta e variada como as muitas regiões, nações e grupos étnicos do continente. Embora não haja distintamente música pan-africana, não são comuns formas de expressões musicais, especialmente no interior das regiões.A música do Norte de África e partes da região do Saara, têm uma ligação à música do Leste da Europa mais que da metade da África sub-saariana. Além disso, a música e a dança da diáspora africana (música da América Latina e Caribe), como a rumba, salsa, assim como a música dos Afro-americanos, foi inspirada nas várias tradições africanas levadas pelos escravos transferidos a diferentes pontos do mundo. mas podemos dizer que a Africa subsariana deu inicio a variados estilos musicas tais como samba, blues, jazz, reggae, rap, e rock e roll.cs tbm poderiam colocar como surgiu a musica na áfricaObrigado! Este site é espectacular!
    Eu precisava de fazer um trabalho para música e isto ajudou-me imenso.
    Parabéns !

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRicardo Azevedo

    06-12-2011 às 16:22:55

    Obrigado! Este site é espectacular!
    Eu precisava de fazer um trabalho para música e isto ajudou-me imenso.
    Parabéns !

    ¬ Responder
  • lucaslucas

    17-11-2011 às 18:40:57

    eu nao quero isto qero as origem
    como o samba funk deee

    ¬ Responder
  • tainairatainaira

    15-11-2011 às 20:20:42

    e muito boa a historia da muisica africana

    ¬ Responder
  • Rapidoemprestimoeduarda

    01-08-2011 às 18:06:52

    muito entereçante como os fatos relatados a sima se clasificam a cerca da música africana pois na áfrica a música se poentiza muito parabéns a maria bijóias muito associada ao assunto da música africana.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojiovana

    13-04-2011 às 23:24:01

    ameiii!!!
    esse site

    ¬ Responder
  • tatianetatiane

    19-03-2011 às 18:34:40

    esse site e muito legal3

    ¬ Responder
  • marianamariana

    09-02-2011 às 14:13:55

    é pode ser legal isso de dança africana temos varios gostos engraçado como uns são deferentes de outros

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãosuelen

    16-12-2010 às 15:00:24

    muito obrigada vc maria mim ajudou bastante

    ¬ Responder
  • Rua DireitaBruninha

    09-12-2010 às 23:50:56

    oi maria muito obrigado por me ajudar com este inpresionante texto me ajudou muito

    ¬ Responder
  • Maristela Auaujo MartinsMaristela Auaujo Martins

    09-12-2010 às 17:17:58

    Obrigada por mi ajudar com essa pesquisa.

    ¬ Responder
  • ThalyThaly

    29-10-2010 às 13:19:30

    Beem este texto este pequeno comentario foi mto boom para meu trabalho sobre musica na africa

    ¬ Responder
  • carolcarol

    26-09-2010 às 13:05:31

    que legal

    ¬ Responder
  • mariaeduardamariaeduarda

    21-05-2012 às 12:55:31

    vai te catar

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRui

    11-05-2010 às 14:22:04

    @laura borges
    A música da África é tão vasta e variada como as muitas regiões, nações e grupos étnicos do continente. Embora não haja distintamente música pan-africana, não são comuns formas de expressões musicais, especialmente no interior das regiões.A música do Norte de África e partes da região do Saara, têm uma ligação à música do Leste da Europa mais que da metade da África sub-saariana. Além disso, a música e a dança da diáspora africana (música da América Latina e Caribe), como a rumba, salsa, assim como a música dos Afro-americanos, foi inspirada nas várias tradições africanas levadas pelos escravos transferidos a diferentes pontos do mundo. mas podemos dizer que a Africa subsariana deu inicio a variados estilos musicas tais como samba, blues, jazz, reggae, rap, e rock e roll.

    ¬ Responder
  • INES QUEIROS

    14-11-2012 às 17:02:34

    MENTIRA É UMA PORCARIA

    ¬ Responder
  • laura borgeslaura borges

    11-05-2010 às 12:49:51

    vcs tbm poderiam colocar como surgiu a musica na áfrica

    ¬ Responder
  • julio romão da silva filhojulio romão

    29-01-2010 às 04:18:21

    se ouver possibilidade trocaremos conhecimentos sobre musicalidade afro-brasileira, assim como instrumentalização e musicalidade abraços.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMaria

    20-01-2010 às 23:59:05

    Eu adorei este site. Precisei de fazer um trbalho e tinha tudo o que preciso.Coisa que eu andava á procura à imenso tempo! obrigado

    ¬ Responder
  • julio romão da silva filhojulio romão da silva filho

    27-11-2009 às 13:20:52

    O assunto muito me interessa, como historiador e buscando especialização em Patrimonio histórico cultural e tambem sou professor de capoeira que trabalha muito a musicalização tanto no canto quanto na instrumentalização oportunamente consegui esse contato abraços.

    ¬ Responder

Comentários - A música na África

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O que é o Fado?

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Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
O que é o Fado?\"Rua
‘Campo de trigo com corvos’ destaca-se como uma das mais poderosas e mais ferozmente debatidas pinturas de Vincent Van Gogh. As várias interpretações deste trabalho em particular são provavelmente mais variadas do que qualquer outro na obra de Van Gogh. Alguns o veem como a "nota de suicídio" de Van Gogh transformada em uma tela, enquanto outros mergulham para além de uma visão geral superficial do assunto e favorecem uma abordagem mais positiva. Alguns críticos mais extremos vão ainda um pouco mais longe - além da tela e das pinceladas - a fim de traduzir as imagens em uma linguagem inteiramente nova do subliminar.

Uma análise artística é, por sua própria natureza, um esforço subjetivo. Ainda assim, as interpretações mais razoáveis são melhor realizadas a partir de uma base fatual.

Ao contrário do mito popular, ‘Campo de trigo com corvos’ não é a última obra de Van Gogh. A pintura é, sem dúvida, turbulenta e, certamente, transmite uma sensação de solidão nos campos - uma imagem poderosa de Van Gogh como artista derrotado e solitário em seus últimos anos. Além disso, ambos os filmes populares ‘Lust for Life’ e ‘Vincent and Theo’ reescrevem a história e retratam esta pintura como sendo a última de Van Gogh - com mais interesse pelo efeito dramático do que pela precisão histórica.

A datação precisa de ‘Campo de trigo com corvos’ é difícil devido à sua semelhança com outras obras que Van Gogh estava pintando e escrevendo, dentro do mesmo período temporal.

Do ponto de vista simbólico vale a pena rever os elementos básicos da pintura e depois explorar cada um a partir de vários e diferentes fins interpretativos do espectro.

Os caminhos presentes no quadro são basicamente compostos de três conjuntos: dois em cada canto de primeiro plano e uma terceira no enrolamento em direção ao horizonte médio. Os caminhos desafiam a lógica em que eles parecem se originar, pois vêm do nada e levam a lugar nenhum. Alguns interpretaram isso como uma confusão em curso na vida de Van Gogh acerca da direção dúbia que a sua própria vida havia tomado. O caminho do meio manteve-se o mais fértil para a interpretação simbólica. O caminho leva a algum lugar? Será que com sucesso se atravessará o campo de trigo e se chegará a novos horizontes? Ou será que, de fato, termina em um beco sem saída inevitável? Van Gogh deixa ao apreciador da sua pintura essa decisão.

Desde os seus primeiros anos como artista Van Gogh, gostava de cenas envolvendo céu tempestuoso. Van Gogh tinha mesmo um grande respeito pelas forças da natureza e inclui céus turbulentos em uma série de suas obras, porque o assunto é tão poderoso e tão cheio de potencial artístico que causa impacto em uma tela vazia. Além disso, Van Gogh escreveu uma vez sobre as possibilidades libertadoras das tempestades: "O piloto, por vezes, consegue avançar porque tem de vencer a tempestade e não ser forçosamente destruído por ela”. Claro que, como o passar dos anos, o seu estado mental tornou-se mais debilitado e suas perceções em relação à natureza podem ter ‘escurecido’. No entanto, pode-se argumentar que Van Gogh entendeu as tempestades como uma parte vital e positiva da natureza.

Provavelmente, a imagem mais poderosa dentro do campo de trigo com corvos é a dos próprios corvos. Mais uma vez, muita interpretação simbólica surgiu a partir da representação do bando de corvos. Grande parte da especulação depende se os corvos estão voando em direção ao pintor (e, portanto, o espectador) ou para longe dele. Se o espectador escolhe perceber que os corvos estão voando em direção ao primeiro plano, entenderá essa aproximação com um mau presságio, como um pressentimento obscuro. Se entender que os corvos se afastam, uma sensação de alívio pode ser experienciada. Tudo depende da perspetiva e da carga emocional que o apreciador colocar na pintura e na sua interpretação no momento.

A verdade é que não há nenhuma resposta certa sobre qual a direção, se houver alguma, que os corvos estão seguindo. Este ponto permanece sem solução e, consequentemente, a sua subjetividade aumenta e a sua análise torna-se discutível.

Em segundo lugar, e talvez de maior importância para o entendimento da pintura, a interpretação dos corvos como arautos da morte é uma construção completamente artificial. Van Gogh, em seus próprios escritos, nunca parece aceitar isso mesmo, pelo contrário.

As várias interpretações de ‘Campo de trigo com corvos’ vão desde o mais simples ao mais absurdo. Uma interpretação simbólica pode ser muitas vezes interessante, às vezes reveladora de perseguição. Mas uma sobre-interpretação de uma obra de arte coloca o espectador em risco de perder o que é verdadeiramente essencial. As obras de Vincent van Gogh proporcionam ao espectador uma gama incrivelmente complexa e bonita de assuntos para explorar e para admirar. Seus desenhos são o produto de um relator de habilidade indescritível e suas pinturas são sempre brilhantes, muitas vezes sublime. Os espectadores que passam o tempo à procura de significados em profundidade dentro do campo de trigo com corvos podem se dececionar. Para alguns, o desejo insaciável de entender a mitologia de Van Gogh envia-os numa busca de meras miragens.

Ao invés de buscar respostas dentro de ‘Campo de trigo com corvos’, o apreciador irá sentir seu tempo bem passado se simplesmente admirar o conjunto desta pintura extraordinária: a cor, a vitalidade e a harmonia turbulenta de cada pincelada. Os segredos intangíveis, se os houver, continuarão envoltos no seu próprio reino inefável - como os corvos.

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Jovita Capitão

Título:O que é o Fado?

Autor:Jovita Capitão(todos os textos)

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