Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Instrumentos Musicais > Instrumentos de sopro

Instrumentos de sopro

Visitas: 28
Comentários: 13
Instrumentos de sopro

Nos instrumentos de sopro, o som é emitido através da vibração numa coluna de ar. O instrumento musical é soprado e as notas são dadas através do movimento dos dedos, que tapam e abrem os furos existentes nesse tubo.

A tonalidade destes instrumentos depende do tamanho dos tubos, ou seja quanto maior é o instrumento, menos e mais grave é a afinação e vice-versa.

Os instrumentos de sopro têm ainda a particularidade de que o timbre emitido depende do meio de produção, como por exemplo por palhetas ou pelos lábios.

Os instrumentos de sopro são classificados em duas categorias, de acordo com o timbre: metais ou madeiras.

Os metais são, por norma, instrumentos maiores e o sopro é feito directamente sobre o bocal. O nome não deriva do material em que é feito o instrumento, mas sim do tipo de som que emite.

As madeiras (que podem ser instrumentos de madeira, plástico ou metal) dividem-se em instrumentos de palheta simples (palheta apoiada sobre uma boquilha), de palheta dupla (palheta com duas lâminas) ou ainda as flautas (o ar vibra contra uma aresta).

Estas são algumas das características dos instrumentos de sopro que lhes permitem ter variações muito grandes sobre o tipo de som produzido e fazer com que consigamos distinguir o som, por exemplo de um saxofone, do som de uma harmónica. 


Rua Direita

Título: Instrumentos de sopro

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 28

805 

Imagem por: Zyada

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 13 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoana carolina

    02-11-2012 às 19:58:08

    eu li esse pequeno texto porque eu to fazendo trabalho de artes ...e achei super interessante

    ¬ Responder
  • Anne TeixeiraAnne Teixeira

    05-10-2012 às 16:36:49

    Amo instrumentos de sopro... sax, flauta, clarinete...todos! Mas o que acho mais legal nisso tudo é que não basta força. Instrumentos de sopro requerem treinamento intenso para atingirem seu melhor efeito.Tem estado muito na moda colocar saxofone em músicas eletrônicas. Me lembro da primeira vez que ouvi e quase enlouqueci com o dj e o saxofonista tocando juntos. É incrível a junção entre eles.

    ¬ Responder
  • felipe

    26-06-2013 às 10:22:23

    mim liga amr 08892504591

    ¬ Responder
  • vitoria

    01-04-2013 às 22:42:23

    muito legal

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    03-10-2012 às 17:26:05

    Os instrumentos de sopro são um pouco difíceis de se tocar.Mas há quem goste deles, particularmente porque os seus sons são altamente curativos para a alma.Na verdade eles elevam o pensamento ás alturas, provocando uma sensação de paz e harmonia.

    ¬ Responder
  • Wallace RandalWallace Randal

    02-10-2012 às 21:02:38

    Boa Tarde! Fico muito impressionado com a quantidade de conhecimento que podemos adquirir passando alguns minutos do nosso dia visualizando as publicações contidas aqui. Achei incrível seu texto, acredito que os instrumentos de sopro são os que trazem uma melodia muito mais relaxante e agradável, em especial o saxofone que pra min é um dos instrumentos de sopro mais gostosos de se ouvir .Um Abraço e Boa Tarde!

    ¬ Responder
  • Ruben GonçalvesRuben Gonçalves

    02-10-2012 às 17:41:33

    Os instrumentos de sopro proferem propriedades únicas à música e proporcionam, na minha opinião, características mais adequadas para expressar os sentimento. É fantástico o enorme leque de instrumentos de sopro que existem e toda a variedade destinta de sons que nos permitem obter, cada um deles completamente diferente mas igualmente belo.

    ¬ Responder
  • Lucas SouzaLucas Souza

    01-10-2012 às 19:13:24

    Sou bastante fã de música, acho muito relaxante e serve até como terapia. As diversas formas de fazer música torna a variedade mais interessante e versátil, atingindo todos os gostos e opções. Particularmente gosto de rock, toco guitarra e violão, minhas distrações favoritas. Os instrumentos de sopro fazem melodias lindas, presentes em muitas músicas instrumentais bem legais. Tem um primo meu que sabe tocar um pouco de flauta, acho bastante complicado. Belo texto no ruadireita!

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    01-10-2012 às 06:08:43

    Excelente texto que nos traz mais conhecimento sobre os instrumentos de sopro, que muitos de nós apreciamos mas pouco sabemos a respeito.Achei muito interessante pois não sabia que os instrumentos de sopro se dividiam em duas categorias de acordo com o timbre.Eu particularmente aprecio o som do saxofone e de flauta e trompete.Para tocar esses instrumentos deve ser preciso ter um fôlego muito bom ne?Quando vejo alguém tocar eu que fico cansado e sem ar.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    27-09-2012 às 10:41:39

    A musica faz parte da tradição dos povos e da cultura.Embora haja muitos ritmos e instrumentos variados, alguns são indispensáveis para acompanhar as melodias e canções de todo o tipo.É o caso dos instrumentos de sopro, cujos sons parecem ir além do plano físico.Eles parecem elevar o pensamento às alturas e deixam no ar sentimentos de exaltação e louvor.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    25-09-2012 às 17:17:43

    Todos os instrumentos possuem uma característica própria e não devemos excluir nenhuma. Cada uma tem uma apresentação especial, tem som diferenciado, uma melodia fantástica, adoro conhecer os mais diversos instrumentos. Esses de sopro são bem interessantes, com um arranjo bem legal e que trazem uma magia nos toques musicais. Muito bom o seu texto relatando esse instrumento tão mágico que é o sopro. Vale a pena conhecer um pouco de cada uma. Valeu!!

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    22-09-2012 às 21:45:50

    Sou uma apaixonada por música e isso estende-se também aos aparelhos musicais, ainda que não tenha dotes artísticos muito apurados ou treinados. No que diz respeito aos aparelhos de sopro, toquei flauta como todas as pessoas que tiveram educação musical nos anos de ensino básico. No entanto, aprecio particularmente o som do oboé e claro, o do tão famoso e adorado saxofone. Também a simples e modesta harmónica produz bonitas melodias, muito rústicas e singelas.

    ¬ Responder
  • martamarta

    16-05-2012 às 00:29:03

    oi sou d=

    ¬ Responder

Comentários - Instrumentos de sopro

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco

Ler próximo texto...

Tema: Viagens
Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco\"Rua
Não é novidade para ninguém que o Brasil está passando por uma séria crise econômica e política. Atrelado a isso, a elevação do dólar nos últimos meses tem contribuído para a queda considerável no número de viagens internacionais. Para os amantes de viagens, também chamados travelholics, a crise não é um motivo para adiar aquela viagem tão esperada.
Nesse post você terá dicas de como superar esse momento e realizar seu sonho de uma forma mais econômica, sem precisar de guias turísticos, que encarecem ainda mais a viagem.

Dica 1) Planeje sua viagem com antecedência.
Provavelmente a maioria já ouviu falar disso, mas é a pura verdade. Programar a viagem é o primeiro passo para uma estadia tranquila e bem mais barata. Escolher o destino, a época do ano e com quem ir é o começo de tudo. As passagens aéreas costumam ter preços promocionais quando comprada com antecedência e você poderá escolher melhor onde passará as noites.

Dica 2) Pesquise os preços das passagens diariamente.
Se o destino já está definido, comece a buscar as passagens já. Os preços costumam variar diariamente, e sim, podem cair ou subir absurdamente de um dia para o outro. Eu super indico o Google Voos como busca de passagem. Ele apresenta os valores e os horários das mais variadas companhias aéreas e no final, te redireciona para o site da empresa sem te cobrar nenhuma taxa por isso. Além disso, ter em mente a opção de flexibilizar as datas pode te possibilitar um bom desconto no final. Você e o seu vizinho de assento podem estar indo pro mesmo destino, mas pagando valores completamente diferentes.

Dica 3) Use e abuse do Google Maps para escolher a região de hospedagem.
O Google Maps é uma opção de busca com mil e uma utilidades. Depois de escolhida a cidade, pesquise a localização dos principais pontos turísticos que são do seu interesse. Há várias ferramentas para busca de hotéis e pontos turísticos no site. Se você vai depender de transporte público ou ''viação pé'' para conhecer a cidade, uma boa dica para economizar tempo e dinheiro é ficar na região cultural da cidade. Você poderá pagar um pouco mais caro na estadia, mas economizará em outros quesitos.

Dica 4) Utilize os sites de busca de hotéis para fazer as reservas.
Depois de muito pesquisar, descobri que organizar a viagem por conta própria pode sair até pela metade do preço do que seria através de uma agência de viagem. Existem muitos sites de hotéis, mas é bom pesquisar sua credibilidade em fóruns e sites de reclamação. Minha sugestão é o Booking.com, há anos no mercado com milhões de clientes, ele é reconhecido pela sua transparência e grande assistência àqueles que precisaram resolver algum problema. Utilizando as datas de entrada e saída, e os filtros como valor máximo da diária e número de estrelas, você encontra o melhor hotel pro seu gosto e seu bolso.

Dica 5) Seguro Viagem
É imprescindível a contratação de um seguro viagem se você está indo para o exterior. Dependendo do país, uma diária no hospital pode sair mais cara que toda a viagem. Sem falar que em caso de extravio de bagagem e algum problema mais grave com um parente próximo no país de origem, além de outras questões, o seguro tem a cobertura específica. Não se deixe levar pelos pequenos preços. Procure aqueles conhecidos mundialmente e, de preferência, utilizado por algum conhecido. Quanto mais detalhado for, melhor.

Dica 6) Curta a pré-viagem pesquisando
O período antes da viagem é tão gostoso quanto ela, propriamente dita. Aproveite para pesquisar sobre os locais do seu interesse, restaurantes, lojas e principalmente transporte. Hoje, já existe taxímetro online em grandes metrópoles, onde você pode fazer um cálculo estimado da corrida de um lugar a outro. Como o nosso objetivo é a economia, são muitas as alternativas de transporte. Além do bom e velho ônibus, as vans compartilhadas do aeroporto para o hotel podem sair bem mais em conta que o táxi. Para quem for ficar poucos dias em uma grande cidade, os ônibus vermelhos de dois andares, conhecidos por Hop On Hop Off, dão uma geral na cidade, passando pelos principais pontos e possibilitando ao turista parar onde quiser, e esperar pelo próximo nos pontos indicados. Existem ticktes de 24, 48 e 72 horas ilimitado, a partir do momento do primeiro uso.

Pesquisar mais textos:

Letícia Spínola Flávio

Título:Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco

Autor:Letícia Spínola Flávio(todos os textos)

Imagem por: Zyada

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Adriana SantosAdriana Santos

    10-11-2015 às 21:16:50

    Gostei das dicas! Valeu!
    Realmente, as pessoas que amam viajar encontram diversas formas, nem que seja um lugar próximo a sua cidade!

    Abraços!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios