Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Ferramentas > Tração animal: ferramenta alternativa para o produtor

Tração animal: ferramenta alternativa para o produtor

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Ferramentas
Visitas: 157
Comentários: 10
Tração animal: ferramenta alternativa para o produtor

Os proprietários de pequenos e médios estabelecimentos rurais são responsáveis pela quantidade maior da produção agropecuária no mundo, especialmente no que se refere a alimentos básicos da população. No Brasil, segundo o IBGE são responsáveis pela produção de 70% dos alimentos que chegam à mesa do consumidor.

Os proprietários foram fortemente influenciados, e conseqüentemente abalados pelo assédio da modernização acelerada da agricultura brasileira, que provocou uma quase revolução no campo.

As tecnologias introduzidas nos países, através da agricultura moderna, privilegiam a grande produção, favorecendo os grandes proprietários e marginalizando os pequenos.

A mecanização foi baseada em economias de escala semelhantes à da agricultura norte-americana.

O pequeno produtor ficou a margem desse processo, e quando quis se adaptar acabou investindo num campo desconhecido, que proporcionou pouco acesso às informações de políticas agrícolas, culminando num retrocesso tecnológico, e perdas de propriedades de terra e riqueza social.

Na tentativa de fixar o homem no campo e proporcionar condições de trabalho dento de suas capacidades naturais, é que surge a política de incentivo à utilização da tração animal, ferramenta alternativa indispensável e econômica para uma boa produção das pequenas e médias propriedades.

Dentro desse panorama se percebe a importância que deve ser dada aos pequenos e médios produtores rurais, no sentido de readaptá-los e fornecer instrumentos viáveis à sua economia, desenvolvendo alternativas tecnológicas e propiciar-lhes condições de uso.

A tração animal resolve as principais limitações das propriedades, sem substituir a mão de obra pela máquina e aumentando a produtividade em todos os níveis, pois a mecanização não é viável em regiões de relevo muito acidentado, característica de muitas pequenas propriedades.

Os pequenos estabelecimentos rurais são de importância indiscutível na produção agropecuária mundial, e trabalham quase sempre em condições tecnológicas impróprias, ou por utilizarem tecnologia muito tradicional, ou por terem adquirido tecnologia não adaptada às suas condições técnicas ou sócio-econômicas.

O aprimoramento da força animal, combinando a tração animal com a mecanização, oferece excelentes vantagens tanto na escala de produção, como nas condições topográficas das áreas de cultivo.

Embora seja difícil determinar a aplicação ideal da tração animal entre os agricultores, o conhecimento da realidade indica a necessidade de incentivar seu uso, melhorando a qualidade dos animais, aumentando a quantidade, desenvolvendo tecnologia de trabalhos, inovando, principalmente nas pequenas áreas, onde o trator custaria muito caro.

O melhoramento das raças dos animais de tração, aliado ao aperfeiçoamento dos implementos agrícolas, proporcionará um processo de mecanização intermediária, coerente com as condições dos pequenos produtores rurais, promovendo um avanço tecnológico na produção de milhares de agricultores.


Cláudio Júnior

Título: Tração animal: ferramenta alternativa para o produtor

Autor: Cláudio Júnior (todos os textos)

Visitas: 157

791 

Imagem por: foxypar4

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 10 )    recentes

  • neri

    01-09-2014 às 03:55:30

    Olá muito boa a matéria gostei! estou no 2° semestre de bacharelado em desenvolvimento rural. o pequeno produtor esta sempre a mercê das tecnologias, ai trabalha de forma rudimentar, hoje precisamos de empreendedores que queiram desenvolver maquinas e tecnologias de baixo custo para que estes produtores possam adquiri-las e tornar as atividades menos onerosas e mais produtivas, para serrem mais competitivos no mercado agrícola. acredito que as informações do texto devem as pessoas interessadas. obrigado Neri

    ¬ Responder
  • Rua Direitabruna cristina pereira de jesus

    18-06-2012 às 18:55:11

    todus te que utililza a tração animal

    ¬ Responder
  • Sidney JúniorSidney Júnior

    13-01-2012 às 13:05:40

    Os nº na pesquiza mostram a impotancia da produção familiar e pequenas propriedades na produção do pais. Comungo com vc que a tração animal é a grande saída para esses produtores. Por está mais proximo deles que os tratores e seus empementos por custarem menos, além do custos de manunteção serem mais baixos, assim como o dominio da tecnica de recuperação e manunteção estarem mais acessível a esse grupo.

    ¬ Responder
  • renatorenato

    12-12-2011 às 18:22:33

    Muito interessante seu texto.. se pude me manda algum material sobre tração animal eu agradeço. pois estou fazendo um seminario sobre o tema.

    ¬ Responder
  • julio cezarjulio cezar

    03-08-2011 às 17:44:22

    Foi um excelente texto

    ¬ Responder
  • thiagothiago

    16-06-2011 às 15:21:30

    foi otimo para estudar para prova

    ¬ Responder
  • Jeová RafaelJeová Rafael

    17-03-2011 às 23:04:35

    Olá! Esse texto sobre tração animal foi uma mão na roda, to cursando agropecuaria e professor pediu um seminario sobre isso, deu certinho! Parabens!

    ¬ Responder
  • jonathasjonathas

    28-01-2011 às 10:58:23

    ola.
    seu assunto sobre tracao animal foi fudamental
    no meu trabalho para tecnico em agropecuaria
    sempre q puder me mandar uns assuntos sobre agricultura em agradeco muito.
    vai me servir bastante em meu curso

    ¬ Responder
  • ElisElis

    04-11-2010 às 21:52:36

    Oi Claudio, tudo bem?

    Li seu texto e achei interessante
    sobre Tração animal: ferramenta alternativa para o produtor.

    Gostaria de obter mais algum material sobre o assunto na atualidade pois estou começando a fazer um seminário, agradeço.

    ¬ Responder
  • JOB LUCASJOB LUCAS

    12-08-2010 às 14:01:42

    traçao animal garante energia na produçao agricola, de modo que haJa menos esforço do homem e garantindo maior produçao. é a segunda fonte de energia utilizada na agricultura

    ¬ Responder

Comentários - Tração animal: ferramenta alternativa para o produtor

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O que é uma Open House?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Imóveis Venda
O que é uma Open House?\"Rua
Este é um tema que vem pôr muito a lindo o trabalho de alguns mediadores imobiliários e do seu trabalho.

Quando temos um imóvel para vender, muitos são os métodos a utilizar e os meios que nos levam até eles para termos o nosso objetivo cumprido – A venda da Casa.
Quando entregamos o nosso imóvel para que uma mediadora o comercialize, alguns aspetos têm de ser tidos em conta, como a legalidade da empresa e quem será a pessoa responsável pela divulgação da sua casa, mas a ansia de vermos o negócio concretizado é tanta, que muitas vezes nos escapa a forma como fazem a referida divulgação e publicidade do imóvel.

Entre anúncios na internet e as conhecidas folhas nas montras dos estabelecimentos autorizados, muitas mediadoras optam por fazer uma ação que está agora muito em voga que é uma Open House. Mas afinal, o que é isto de nome estrangeiro que tanto se vê pelas ruas e em folhetos de anúncio?

Ora bem, a designação em Português é muito simples – Casa Aberta. E na realidade, uma Open House é isso mesmo. Abrir uma Casa para que todos a possam ver. NO entanto, requerem-se alguns aspetos que as mediadoras normalmente preveem, mas que é fundamental que o proprietário do imóvel também tenha consciência e conhecimento.

Por norma as imobiliárias só fazem este tipo de intervenção e ação em imóveis que têm como exclusivo, isto é, quando é uma só determinada mediadora, a autorizada a poder comercializar o imóvel.

Em segundo lugar, este tipo de ação de destaque requer à mediadora custos com tempo, recursos humanos e financeiros.
A mediadora começa por marcar um dia próprio que por norma é datado para um feriado ou fim de semana. Faz então publicidade local através de folhetos e flyres anunciando a Open House, o dia e a hora, tal como o local. Muito provavelmente serão tiradas fotografias ao seu imóvel.

Através de redes sociais também poderão ser divulgadas as ações.
No dia da Open House, o local será indicado com publicidade da sua casa e da imobiliária e começarão a aparecer visitas ao imóvel.

Sugiro que não tenha mobiliário e muito menos valores em casa. O ideal será o imóvel estar desocupado de todos e quaisquer bens, por uma questão de segurança, mas também porque as áreas parecerão maiores e isso com toda a certeza ajuda à venda.

A imobiliária será responsável pela limpeza e trato do imóvel, pelo que se ocorrerem danos, serão eles os responsáveis.
Neste tipo de ações, é normal que a concorrência das imobiliárias apareça e faça parcerias que para si só trará vantagens.

Uma Open House pode não ser uma ação de destaque em Portugal, mas por exemplo nos Estados Unidos, é o normal e mais agradável. Os clientes não se sentem pressionados como numa visita normal e os negócios concretizam-se com muito mais rapidez e naturalidade.

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:O que é uma Open House?

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Imagem por: foxypar4

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios