Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Eventos > Entre cerimoniais e protocolos

Entre cerimoniais e protocolos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Eventos
Comentários: 3
Entre cerimoniais e protocolos

O cerimonial e o protocolo constituem-se em relações e formalidades em momentos solenes. São as regras sociais de como proceder diante de eventos e solenidades. Cerimonial é o cumprimento de certas formalidades, tanto em eventos privados como públicos. Protocolo é o que determina hierarquicamente as regras de conduta dos governos e das solenidades. É através do protocolo que são garantidas que as posições referentes aos cargos ocupados sejam respeitadas. O cerimonial e o protocolo são essenciais para que os eventos e as solenidades aconteçam com sucesso e tranquilidade.

O cerimonial e o protocolo são especialidades dos profissionais das relações públicas, dos assessores políticos e dos organizadores de eventos. Porém atualmente essas regras vêm também sendo observadas e seguidas por pessoas comuns ao realizarem seus próprios eventos. Ao organizar uma festa ou um momento mais formal, devem ser observadas desde a decoração, à vestimenta apropriada, aos copos que combinam com cada situação, entre outros detalhes. Em solenidades é muito importante também saber como se dirigir a cada pessoa. Nesse momento é fundamental dominar os pronomes de tratamento a fim de não cometer gafes em situações formais.

Cabem ao cerimonial as funções de adotar as regras protocolares, organizar e definir os rituais e gestos que ocorrerão em cada evento, fazer uso de linguagem formal, seguir a legislação recorrente ao assunto protocolo, transmitir e ensinar etiquetas e boas maneiras de acordo com cada tempo e sociedade e comemorar datas significativas. O cerimonial garante a qualidade do evento. É através dele que todos os detalhes são pensados e postos em prática.

Em um cerimonial são partes fundamentais de conceção: um plano, um cronograma e um check-list. Os organizadores de evento seguirão o protocolo vigente e o cerimonial planejado de acordo com as necessidades da celebração e dos contratantes. O sucesso de muitas empresas também se dá devido ao planejamento de seus eventos. No mercado atual não há mais espaço para encontros ou festejos sem planejamento. As festividades e comemorações, assim como realizações de palestras, congressos ou cerimônias variadas necessitam de planejamento prévio. Daí o espaço do cerimonialista nas empresas e nos eventos privados.

O cerimonialista é aquela pessoa que organiza a solenidade, assessorando os donos do evento, observando e supervisionando o protocolo e todos os demais detalhes da cerimônia antes, através do planejamento, durante, seguindo o cronograma e após, mantendo contato com o contratante a fim de receber o feedback do serviço. Esse profissional deve ser bastante criativo, mas ciente de que o sonho ou o objetivo é do cliente. Então caberá a esse profissional viabilizar esse sonho ou objetivo, usando criatividade, capacidade de solucionar problemas que eventualmente possam ocorrer e simpatia no trato com os convidados.

Agindo como cerimonialista é importante que a pessoa tenha uma rede de contatos e parceiros muito grande. Pois cabe ao cerimonial proporcionar ao anfitrião do evento contatos com profissionais como fotógrafo, cinegrafista, serviço de buffet,  gráfica para confecção de convites ou folders empresariais, empresa de segurança e  local do evento. O cerimonial é também responsável pela recepção dos convidados, assim como seu bem-estar durante a solenidade. Entre cerimoniais e protocolos as relações inter-pessoais se intensificam, sonhos se realizam e profissionais se superam.


Rosana Fernandes

Título: Entre cerimoniais e protocolos

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

807 

Imagem por: Libertinus

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    02-05-2014 às 16:44:24

    Muito importante essa questão de burocracia no casamento. Deve ser levado com a máxima de antecedência, principalmente, no cartório!

    ¬ Responder
  • Célia ezequielCélia ezequiel

    04-11-2011 às 13:31:28

    Olá! Moro no interior de Minas e gostaria muito de receber algumas dicas sobre cerimonial, de maneira simples e objetiva, pois pretendo ingressar nessa área aqui em minha cidade. Desejo ivestir nisso. Tenho dom e já participo da comunidade na pastoral dos noivos. Gostaria de contar com você. Obrigada!!!

    ¬ Responder
  • Grasiela

    06-05-2013 às 09:42:04

    Olá!Estou ingressando na carreira de cerimonialista e gostaria de saber qual pronome usar ao apresentar prefeitos, médicos, professores e reitores de universidades.
    Att.

    ¬ Responder

Comentários - Entre cerimoniais e protocolos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: Libertinus

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios