Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Empresariais > O que o trabalho voluntário pode fazer pela sua carreira

O que o trabalho voluntário pode fazer pela sua carreira

Categoria: Empresariais
Comentários: 3
O que o trabalho voluntário pode fazer pela sua carreira

Segundo alguns psicoterapeutas o trabalho voluntário feito com prazer proporciona bem-estar, saúde e equilíbrio. Quando se vêem os resultados das acções é possível experimentar sensações de paz, aumento de auto-estima e valor.

O voluntariado é susceptível de aumentar a sensibilidade perante os problemas da sociedade. Por isso muitas empresas estimulam já o trabalho de voluntariado a fim de valorizar as competências dos seus colaboradores. Com ele é possível melhorar o trabalho em equipa e ter bons relacionamentos interpessoais, capacidade de multifunções, iniciativa e ajuda mútua. Há serviços que gastam muito com treino em equipa, liderança, motivação, que pode ser adquirida num projecto social.

Qualquer trabalho de voluntariado, seja em lares de terceira idade, hospitais, desenvolve os valores e competências, organização, confiança e préstimo com colegas. Por outro lado é um trabalho que mostra talentos adormecidos, desenvolve as capacidades de aprendizagem, que se tornam positivos para selecção de futuros trabalhos. São importantes para a selecção o respeita ao próximo, cidadania, capacidade de compreender, responsabilidade, empenho e iniciativa. Também adquirem outros valores como capacidade crítica e dinâmica para resolver problemas, mais flexibilidade e funcionalidade. Todos eles muito importantes para os serviços que as empresas privadas ou não procuram.

Deste modo o voluntariado cria mais habilidade para a evolução profissional. È por isso divulgado pelas empresas que pretendem colaboradores bem formados e é ainda um complemento.

Para além do voluntariado ser nobre é útil na sociedade porque permite que os cidadãos se preocupem com os outros, se ajudem, e adquiram valores de solidariedade.

Os benefícios deste trabalho são visíveis para as empresas e ainda para a própria saúde, pois permite reduzir o stress, combate as insónias, e beneficia a alma.

Ser voluntário é alguém que dedica parte do seu tempo em benefício dos outros, com actividades de bem-estar social. É um trabalho não remunerado por isso é feito por pessoas altruístas, por mero prazer. É o caso dos bombeiros, do voluntariado nos hospitais e lares de idosos.

Mas com a competição que hoje existe, ele contribui para valorização pessoal e evolução profissional. Quando as pessoas se sentem realizadas com o trabalho que prestam á sociedade ficam mais equilibradas e saudáveis. Podem deste modo ascender com mais facilidade num serviço empresarial devido aos valores que adquirem em conjunto com outros.

O trabalho de voluntariado em equipa melhora as capacidades e competências para qualquer serviço empresarial.


Teresa Maria Batista Gil

Título: O que o trabalho voluntário pode fazer pela sua carreira

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

661 

Imagem por: Marco Bellucci

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    01-05-2014 às 16:25:01

    O trabalho voluntário é uma experiência fundamental na carreira. Dependendo da área é possível ter muitos pontos positivos e acrescentar conhecimento à pessoa.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    18-09-2012 às 12:20:56

    O voluntariado é necessário e decerto que qualquer organização dirá que qualquer voluntário será sempre bem-vindo. No entanto, para aqueles que se querem dedicar a essa actividade, é necessário saber que estão a fazê-lo tendo por base principalmente as motivações humanitárias, ou dedicadas à causa animal. Isto porque ainda que seja uma mais-valia para o currículo, a vontade genuína de ajudar os outros deve estar acima de qualquer calculismo, ou o empreendimento não será recompensador.

    ¬ Responder
  • RobinsonRobinson

    09-09-2011 às 02:03:12

    Boa noite. Estou fazendo TCC sobre o voluntariado na redução do estresse e aumento da auto estima. Gostaria de saber se vc tem alguma bibliografia para indicar. Desde já agradeço.Abraços

    ¬ Responder

Comentários - O que o trabalho voluntário pode fazer pela sua carreira

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Marco Bellucci

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios