Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Empresariais > Como entrar no mercado de trabalho e manter o emprego

Como entrar no mercado de trabalho e manter o emprego

Categoria: Empresariais
Visitas: 8
Comentários: 8
Como entrar no mercado de trabalho e manter o emprego

Emprego nos tempos atuais, em que momentos de crises financeiras têm sido constantes, é artigo especial. As taxas de desemprego em alguns países são bastante altas, deixando famílias desamparadas com a falta de trabalho. Por isso, quem tem, é fundamental saber como manter o emprego e quem ainda está na busca de uma oportunidade é bom saber de alguns requisitos relevantes para encontrar um serviço.

Ter um bom currículo com formação adequada e experiência ainda é um forte requisito para se garantir uma vaga de emprego. Contudo, atualmente, é bastante importante ter uma boa rede de contatos a fim de que a vaga seja encontrada e adquirida com a indicação de um amigo ou conhecido.  Essa rede, conhecida como network, é fundamental já que em muitas profissões há mais vagas do que procura. Diante dessa realidade, mesmo se tendo uma formação adequada, sem uma indicação fica difícil conseguir um bom emprego.

Entretanto nem só uma boa formação educacional é garantia de aquisição de vaga, é preciso ter um perfil profissional que garanta para a empresa um algo a mais. Esse perfil de candidato deve ser de liderança, de garantia de rentabilidade e de maiores resultados para a empresa. Qualificação adequada é importante, dependendo da vaga que se pretende conquistar. Também não resolve ter qualificação para uma área e buscar um emprego em outra. A empresa busca a qualificação adequada ao cargo que será preenchido. Dominar a língua inglesa é primordial em alguns empregos. Em outros, esse conhecimento aumenta as chances da conquista da vaga.

Os concursos públicos são ótimas oportunidades de emprego. Alguns exigem formação específica. São indicados para pessoas que buscam estabilidade profissional. Empregos temporários também são possibilidades de qualificação profissional, experiência para o currículo e possibilidade, ainda que remota, de efetivação. É igualmente vantajoso, pois os benefícios são os mesmos que os dos empregos comuns com a diferença de ser por tempo pré-determinado. Os estágios, sejam eles remunerados ou não, também são excelentes possibilidades de abertura de caminhos para bons empregos posteriormente ou para efetivação após o cumprimento do contrato.

Para se adquirir um emprego também é preciso estar atento ao processo de seleção. A entrevista é o momento mais importante na conquista de uma vaga. Nesse momento é relevante observar o entorno, o entrevistador, o ambiente e os demais candidatos a fim de verificar o modo de agir. Em ambientes mais conservadores deve-se ter uma postura mais conservadora e mostrar isso. Em ambientes mais despojados deve-se ter o cuidado de não deixar transparecer um desleixo em relação à vaga e à seleção. Durante a entrevista não é aconselhável falar sobre a vida pessoal e, quando questionado em relação à pretensão salarial, o ideal é responder uma faixa salarial e não um valor específico.

Para ser um trabalhador de destaque é preciso conquistar o respeito dos superiores através de uma postura coerente e ética e do desempenho positivo trazido para a empresa a partir da realização da função. Para isso, falar mal de um superior não pode acontecer. Agindo assim, é possível conquistar um bom emprego e mantê-lo por um longo tempo ou até conquistar outro melhor.


Rosana Fernandes

Título: Como entrar no mercado de trabalho e manter o emprego

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 8

766 

Imagem por: Cristóbal Cobo Romaní

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 8 )    recentes

  • NOEMIA TENORIO CAVALCANTE

    22-09-2014 às 10:39:23

    MEU MAIOR OBJETIVO É TER UMA OPORTUNIDADE DE UM TRABALHO E PERMANECER FAZER COM SERIEDADE.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    30-04-2014 às 22:37:04

    Há pesquisas que comprovam que hoje as empresas querem qualificação, pois a mão de obra está escassa. E também a principal coisa que fará manter a pessoa no trabalho é o bom comportamento e não os certificados ou se a pessoa é tecnicamente boa para a função.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    18-09-2012 às 12:42:42

    É extremamente difícil, nos dias que correm, entrar no mercado de trabalho. Mais difícil é ainda manter o emprego e na situação atual portuguesa a progressão na carreira é algo quase impossível. Para além disto, nem já a ideia de que para os melhores há sempre emprego corresponde à realidade, uma vez que assistimos a tantos casos de pessoas altamente qualificadas desempregadas. Face a este cenário, é certo que desistir não será a opção.

    ¬ Responder
  • ivanilson lopesivanilson lopes

    19-01-2012 às 18:12:15

    Boa noite eu chamo-me ivanilson lopes e tenho tentando entrar para o mercado de trabalho mas nao consigo e ja estouu triste comigo mesmo porque ja venho tentando a um bom tempo e nada o faço ~dame uma luz por favo?

    ¬ Responder
  • anonimoanonimo

    05-04-2011 às 19:48:18

    muito bom o texto... só faltou ter coerencia, ortografia correta e logica

    ¬ Responder
  • Pecem Imoveisamanda cristina

    26-02-2011 às 17:34:47

    quero entra no inprego

    ¬ Responder
  • mayara pereira da silva

    08-12-2010 às 12:31:50

    como eu entro no mercado de trabalho

    ¬ Responder
  • charlene de matos milanicharlene de matos milani

    11-09-2010 às 04:52:33

    Boa noite no meu caso vim do interior nunca havia trabalhado de empregada por maus negócios eu e minha familia ficamos desemparadas e só trabalhei em dois luares um c/ parente e não tive a CTPS assinada e esta na justiça eoutro era meio turno também 3 mesmes só e a dona do escritorio nao pode assinar emfim ficou dificil para mim e agora como faço e o que digo nas entrvistas,pois eles perguntam da assinatura da carteira e daí?

    ¬ Responder

Comentários - Como entrar no mercado de trabalho e manter o emprego

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A história da fotografia

Ler próximo texto...

Tema: Fotografia
A história da fotografia\"Rua
A história e princípios básicos da fotografia e da câmara fotográfica remontam à Grécia Antiga, quando Aristóteles verificou que os raios de luz solar e com o uso de substâncias químicas, ao atravessarem um pequeno orifício, projetavam na parede de um quarto escuro a imagem do exterior. Este método recebeu o nome de câmara escura.

A primeira fotografia reconhecida foi uma imagem produzida em 1826 por Niepce. Esta fotografia foi feita com uma câmara e assente numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo, tendo estado exposta à luz solar por oito horas, esta encontra-se ainda hoje preservada.

Niepce e Louis –Jacques Mandé Daguerre inciaram em 1829 as suas pesquisas, sendo que dez anos depois foi oficializado o processo fotográfico o nome de daguerreótipo. Este processo consistia na utilização de duas placas, uma dourada e outra prateada, que uma vez expostas a vapores de iodo, formando uma pelicula de iodeto de prata sobre a mesma, ai era a luz que entrava na camara escura e o calor gerado pela luz que gravava a imagem/fotografia na placa, sendo usado vapor de mercúrio para fazer a revelação da imagem. Foi graças á investigação realizada por Friedrich Voigtlander e John F. Goddard em 1840, que os tempos de exposição e revelação foram encurtados.




Podemos dizer que o grande passo (não descurando muitas outras mentes brilhantes) foi dado por Richard Leach Maddox, que em 1871 fabricou as primeiras placas secas com gelatina, substituindo o colódio. Três anos depois, as emulsões começaram a ser lavadas com água corrente para eliminar resíduos.

A fotografia digital


Com o boom das novas tecnologias e com a capacidade de converter quase tudo que era analógico em digital, sendo a fotografia uma dessas mesmas áreas, podemos ver no início dos anos 90, um rápido crescimento de um novo mercado, a fotografia digital. Esta é o ideal para as mais diversas áreas do nosso dia a dia, seja a nível profissional ou pessoal.

As máquinas tornaram-se mais pequenas, mais leves e mais práticas, ideais para quem não teve formação na área e que não tem tempo para realizar a revelação de um rolo fotográfico, sem necessidade de impressão. Os melhores momentos da nossa vida podem agora ser partilhados rapidamente com os nossos amigos e familiares rapidamente usando a internet e sites sociais como o Facebook e o Twitter .

A primeira câmara digital começou a ser comercializada em 1990, pela Kodak. Num instante dominou o mercado e hoje tornou-se produto de consumo, substituindo quase por completo as tradicionais máquinas fotográficas.

Sendo que presentemente com o aparecimento do FullHD, já consegue comprar uma máquina com sensores digitais que lhe permitem, além de fazer fotografia, fazer vídeo em Alta-Definição, criando assim não só fotografias quase que perfeitas em quase todas as condições de luz bem como vídeo com uma qualidade até agora impossível no mercado do vídeo amador.

Tirar fotografias já é acessível a todos e como já não existe o limite que era imposto pelos rolos, “dispara-se” por tudo e por nada. Ter uma máquina fotográfica não é mais um luxo, até já existem máquinas disponíveis para as crianças. Muitas vezes uma fotografia vale mais que mil palavras e afinal marca um momento para mais tarde recordar.

Pesquisar mais textos:

Bruno Jorge

Título:A história da fotografia

Autor:Bruno Jorge(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    05-05-2014 às 03:48:18

    Como é bom viver o hoje e saber da história da fotografia. Isso nos dá a ideia de como tudo evoluiu e como o mundo está melhor a cada dia produzindo fotos mais bonitas e com qualidade!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios