La Vita è Bella - Cinema Italiano
Pois bem, muitos são os que pensam desta forma e batem o pé insistentemente até... até verem - A Vida é Bela - de Roberto Benigni.
Esta história apaixonante conta-nos não só a vida desumana vivida durante o holocausto, mas muito mais do que isso. A compaixão, o sacrifício, a espera, o amor, a tolerância, e o permanente renascer do ser humano são temas de acompanham todo o filme.
Uma forma apaixonante de fazer ver a vida, Roberto Benigni, deslumbrou ao co-escrever, dirigir e representar esta peça tão memorável.
Em 116 minutos, vemo-nos envoltos em ansiedade, pena, compaixão, revolta, amor e muitos outros sentimentos difíceis de conciliar num só filme, mas que aqui são anexados com uma perícia de mestre.
A história baseia-se na extraordinária vida de um homem Judeu (Guido) que se muda para uma pequena cidade Italiana – Arezzo - e torna-se proprietário de uma livraria. Com a vida económica estabilizada, apaixona-se por uma jovem rapariga têm um filho.
A interromper toda a felicidade e estabilidade de Guido, irrompe por Itália o regime fascista e este é levado com o seu filho para um campo de concentração.
Começa aqui uma história irreal do faz de conta, em que Guido, para proteger o seu filho, diz-lhe que tudo não passa de uma brincadeira. Os Alemães gritam porque fingem estar zangados e as pessoas fogem e gritam porque representam. Tudo se trata de um jogo, e é nesta vivencia que o nosso personagem representado por Roberto Benigni, ilude e protege o filho que tanto ama.
Um filme que nos marca de forma profunda e única. Uma produção avassaladora, em que não são necessárias falas Inglesas nem efeitos especiais hollywoodescos para cativar, prender e fazer recordar mesmo os mais insensíveis.
Liberte-se das manias dos filmes tradicionais e explore outros cinemas. Além de ficar impressionado, vai verificar com os seus próprios olhos que existem histórias fantásticas de serem vistas e comentadas.
Comentários ( 12 ) recentes
- Sophia
28-04-2014 às 04:18:52Estás bem certa quanto a explorar outros tipos de cinemas. Também serve para tudo na vida! Obrigada pela inspiração.
¬ Responder - Daniela Vicente
13-09-2012 às 11:21:14eu tenho e concordar consigo, embora o cinema português esteja a tentar sobressair. todavia, não há nada como um bom filme estrangeiro, com actores conhecidos e queridos do público. eu adoro filmes franceses, italianos, do ingleses e americanos. também já filmes do norte de países do norte da Europa, e nem sempre são maus. A Vida Bela é um clássica, que demonstra as relações humanas perante as adversidades.
¬ Responder - Daniela Vicente
13-09-2012 às 11:15:42eu tenho e concordar consigo, embora o cinema português esteja a tentar sobressair. todavia, não há nada como um bom filme estrangeiro, com actores conhecidos e queridos do público. eu adoro filmes franceses, italianos, do ingleses e americanos. também já filmes do norte de países do norte da Europa, e nem sempre são maus. A Vida Bela é um clássica, que demonstra as relações humanas perante as adversidades.
¬ Responder - Sofia Nunes
12-09-2012 às 17:23:27La Vita è Bella é um dos meus filmes favoritos e equipara-se à Lista de Schindler no que diz respeito aos meus filmes preferidos sobre o Holocausto. É um filme realizado e interpretado de forma brilhante por Roberto Benigni. Não sendo uma comédia, é o filme mais leve sobre o Holocausto, pelo menos no concernente às imagens gráficas, uma vez que comporta um certo grau de carga emocional (não sendo, de todo, um filme triste).
¬ Responder - Cremilde
26-07-2012 às 11:32:06Quantas vezes descreditamos alguns filmes somente porque foram filmados num pais fora da América ou porque é falado numa outra língua que não o Inglês? Há que dar o devido valor a filmes chamados de estrangeiros para que se perceba a qualidade de filmes que por aí há a aguardar que se descubra.
¬ Responder
- Mariana
24-07-2012 às 09:54:07Já tinha visto este filme há muitos anos e não sabia o nome. De vez em quando descrevia o filme a alguém, mas ninguém me sabia dizer o titulo. É muito bom. Perfeito alguém se ter lembrado de escrever sobre este filme, tão único e tão intenso. Muito, Muito Bom.
¬ Responder
- Cristina
24-07-2012 às 09:53:30“La Vita é Bella” é absolutamente monstruoso no melhor sentido que se pode empregar. Quem se lembraria de uma história destas??? Só mesmo Roberto Benigni. Sou completamente apaixonada pelos enredos deste senhor que com assuntos tão dolorosos faz crescer na ilusão o carinho de qualquer um. A quem ainda não viu, o meu conselho de a não perder.
¬ Responder
- Petra
23-07-2012 às 11:42:05Este é um dos melhores filmes de todos os tempos. Só já foi dito, só mesmo o amor incondicional de um pai pode fazer desta privação de liberdade e de vida, uma aventura para que o seu pequeno filho sofra o mínimo possível. Perfeita a forma como este pai quer mostrar a vida e esconder a dura realidade da invasão nazi.
¬ Responder
- Patrícia
23-07-2012 às 11:41:48Vi há muitos, muitos anos atrás um filme que se chamava “O Julgamento de Nuremberga”. Devo dizer que foi um dos filmes mais marcantes da minha vida. Pela tensão absoluta, pelos relatos, por algumas imagens mostradas (e que nunca mais me consegui esquecer), este é um filme difícil de encontrar e descobrir, arrisco-me mesmo a dizer que ainda mais difícil de assistir, mas marca-nos a forma de ver o mundo para o resto da vida.
¬ Responder
- Pedrosa
23-07-2012 às 11:41:30Lamentavelmente há muita gente que não conhece este filme. Filmes cuja história se passe em pleno holocausto são alguns, mas que falem com o amor com que este filme nos toca há poucos. O holocausto é aqui tratado de uma forma única e com um amor que só um pai sabe dar. Uma história absolutamente avassaladora em todos os aspetos, prende-nos, comove-nos e apaixona-nos.
¬ Responder
- Francisco
19-07-2012 às 12:11:15Este filme é absolutamente grandioso. Para quem gosta de assistir a um bom filme sem que a caraterística hollyodesca seja obrigatória, este filme é inevitável. Pelos atores, mas principalmente pelo enredo da história, “La Vitta é Bella” transborda-nos de emoção do principio ao fim do filme. A não perder mesmo que a língua Italiana lhe seja estranha na grande tela.
¬ Responder - nayara
08-10-2010 às 19:53:08você pode manda a historia da la vida es bella ?
¬ Responder
por favor