Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Um pouco sobre Dante Alighieri

Um pouco sobre Dante Alighieri

Categoria: Biografias
Um pouco sobre Dante Alighieri

Filho de uma ilustre família italiana.Não se sabe a verdadeira data de nascimento desse poeta.Dante definiu o idioma italiano.Naquela época a Itália era formada por vários reinos e povos,que não dividiam a mesma cultura.

Quando criança conheceu sua grande musa inspiradora.Mas terminou se casando com outra pessoa (um casamento arranjando)teve três filhos com sua esposa.

Umas das mais famosas obras de Dante,é a Divina Comédia.O significado de comédia em italiano é oposto de tragédia.O que já demonstra muito o teor dessa obra prima.O poema foi escrito em idioma toscano,muito similar ao italiano que conhecemos hoje.

O fato desse poema ter sido escrito em italiano,popularizou muito o idioma na época.E ajudou na alfabetização e liberalização do mesmo.

Dante também foi médico sem nunca se interessar de fato pela profissão.Entrou nesse ramo por ser obrigado,caso contrário não conseguiria um cargo público na sua cidade.

O poeta também foi guerreiro e lutou ao lado dos florentinos e contra a cidadela de Arezzo.Como consequência terminou sendo exilado pelo novo governador de Florença.Se fosse pego pelos soldados seria queimado vivo.Terminou seus dias exilado,sobre o poder do principado de Ravena,no mesmo ano terminou a Divina Comédia.

Em 2007, cientistas italianos tentaram recriar rosto de Dante. Acredita que um modelo oval e amarelado seja o mais similar possível de seu verdaqdeiro rosto.

Dante, como mestre da literatura universal foi usado como exemplo cultural e didático muito importante pela autora lusitana Sophia de Mello Breyner Andressen, que o usou como personagem no livreto infantil"O Cavaleiro da Dinamarca", onde é apresentado aos jovens como uma pessoa que tinha intimidade com mundos transcendentes ou que mesmo que isso não tivesse ocorrido deixou, ainda assim, uma obra prima por si mesma transcendente.

Em junho de 2008, o Comitê Cultural Florentino retirou o exílio e deu a seus herdeiros, como forma de compensar a maior honra da cidade, Il Fiorino D'Oro.

O projeto, aprovado na câmara dos vereadores de Florença,foi proposta pelo vereador Enrico Bosi, do Partido Popular da Liberdade, tendo sido aceita por apenas dois votos acima do nível mínimo, uma vez que recebeu votos contrários de muitos vereadores da não-direita, que acreditavam apenas ser uma maneira de gratificar um dos únicos herdeiros vivos de Dante, Peralvise Serego Alighieri, um agricultor e produtor de vinhos de alta qualidade.

De certa forma,tudo acabou em comédia.Uma Divina Comédia.


Gabriela Torres

Título: Um pouco sobre Dante Alighieri

Autor: Gabriela Torres (todos os textos)

Visitas: 0

634 

Comentários - Um pouco sobre Dante Alighieri

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios