Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > São Lucas - O evangelista

São Lucas - O evangelista

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Biografias
Visitas: 22
São Lucas - O evangelista

São Lucas nasceu na Antioquia, segundo se diz viajou pelo Egipto e pela Grécia, tendo estas viagens servido como método de aprendizagem e tendo durante as mesmas adquirido vários conhecimentos. Seguiu a profissão de médico, é a ele que São Paulo designava como o seu médico preferido na epístola aos colossenses, “Lucas, o seu amado médico” (4.14).

São Lucas foi um médico Sírio, que além dos seus conhecimentos de medicina foi também considerado como um bom pintor. É o patrono dos médicos em muitos países entre os quais Portugal, França, Espanha, Itália entre outros. Foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, o Evangelho segundo São Lucas terá sido escrito pelo mesmo após a sua conversão à religião cristã. Seguiu uma vida de princípios religiosos, tendo-se tornado companheiro de São Paulo nas suas viagens. Durante algum tempo viveu na sua confraria, nomeadamente em Fhilippi e na sua companhia viajou para a Grécia.

Por volta do ano de 56 São Paulo enviou São Lucas e São Tito a Corinto para que o seu enaltecimento fosse feito em relação ao evangelho e que dessa forma chegasse a todas as igrejas. Segundo Santo Epifânio após o martírio de São Paulo, São Lucas pregou em Itália, na Gália, na Dalmácia e na Macedónia. O dia 18 de Outubro foi designado pela igreja como o dia de São Lucas.

São Lucas significa “aquele que se ergue ou eleva” ou “luz”. Segundo São Mateus “Vós sois a luz do mundo…” Foi segundo, alguns autores, um dos setenta e dois discípulos do Senhor. Contudo segundo São Jerónimo, São Lucas foi discípulo dos Apóstolos e não do Senhor. Durante a sua vida espalhou a palavra do Senhor, e cumpriu com o seu ofício.
A representação dos Evangelistas é feita em quatro faces – a de homem, a de leão, a de boi e a de águia. Segundo Ezequiel cada um destes animais tinha quatro faces e quatro asas.

Na opinião dos Santos Padres estes animais são a representação dos quatro Evangelistas às quais estavam atribuídas diferentes qualidades, nomeadamente e respectivamente, a Humanidade, a Paixão, a Ressurreição e a Divindade. Segundo São Jerónimo, São Mateus é representado pela face do homem, porque escreveu em particular sobre a humanidade de Cristo. São Lucas pela face do boi/touro pois aborda o sacerdócio de Cristo. O leão representa São Marcos, porque o seu trabalho assentou sobre a Ressurreição.

São João é representado pelo quarto elemento, a águia, porque ele voa mais alto ao escrever sobre a Divindade de Cristo. Segundo os evangelistas Cristo foi também estas quatro personificações, homem nascido de uma Virgem, um Boi/Touro na Paixão, um Leão na Ressurreição e uma Águia na Ascensão. Através do homem é representada a correcta atitude perante o próximo, a águia mostra a correcta atitude com Deus, o leão mostra como agiu bem consigo próprio porque foi generoso através de uma vida moralmente correcta. Pela face do boi/touro é mostrado que agiu correctamente em relação ao seu ofício nomeadamente na escrita do Evangelho.

São Lucas averbou no seu evangelho o que ouvira directamente dos apóstolos e discípulos de Jesus: "...conforme no-los transmitiram os que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da Palavra – resolvi eu também, depois de tudo ter investigado cuidadosamente desde a origem, expor-tos por escrito e pela sua ordem, ilustre Teófilo a fim que reconheças a solidez da doutrina em que fostes Instruído” (Lc 1:2-3).

São Lucas cita no seu Evangelho episódios da vida do Senhor e da Virgem Maria, facto que não se encontra em mais nenhum dos demais Evangelhos. Daí, se conclui que o autor tenha conhecido pessoalmente a Virgem Maria, e assim, chegando ao conhecimento de certos factos da infância de Jesus. Segundo uma piedosa tradição, Lucas é considerado pintor da imagem de Maria, a Virgem Mãe e da vida Mariana.

Trabalhou a vida de Cristo, desde o nascimento do mesmo até ao seu fim, tendo dado especial ênfase ao Templo e o sacrifício pelo que a representação do boi, um “animal lento de cascos fendidos, que o torna discreto e bom para ser imolado”.

Viveu no século I d.C., desconhecendo-se a data exacta do seu nascimento, assim como de sua morte. Segundo São Jerónimo São Lucas “Faleceu na Bitínia cheio de Espirito Santo”, supõe-se que esteja sepultado na igreja Hosios Loukas, situada na cidade de Distomo, na Beócia, Grécia, um monumento de arquitectura bizantina.


Sónia Henriques

Título: São Lucas - O evangelista

Autor: Sónia Henriques (todos os textos)

Visitas: 22

724 

Comentários - São Lucas - O evangelista

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios