Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Oliver Stone

Oliver Stone

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Biografias
Comentários: 4
Oliver Stone

Oliver Stone aprendeu bem cedo o significado das palavras: droga e guerra.

Muitos dos seus filmes foram influenciados pelas suas experiencias de juventude e o mais recente filme "Selvagens" que estreia em Portugal a 6 de setembro. É um filme de ação com jovens americanos que vendem marijuana no sul dos Estados Unidos .

Oliver Stone garante que nunca traficou droga mas, enfim, gostava, "Fumei erva. Gosto de alcool. Acredito no LSD., na mescalina e nos cogumelos. A Californa produz a melhor marijuana do mundo. Gostava de entrar no negócio, mas receio ter problemas com a policia.", contou ao site Hollywood Reporter. E nós acreditamos, pois Stone foi várias vezes preso por posse de marijuana, sendo a primeira vez aos 21 anos, na fronteira mexicana, precisamente onde se passa a ação de "Selvagens".

O realizador teve uma infancia de luxo pois provém de uma familia rica, mas ninguém diria, se o vissem a bordo de um navio mercante, que tinha apanhado em Saigão, no Vietname, para pagar a passagem teve que esfregar o convés, descascar batatas e lavar retretes.

Olivier William Stone nasceu a 15 de setembro de 1946, em Nova York, nos Estados Unidos. Era filho unico de Louis Stone e Jacqueline Goddet. O pai, um judeu que mudou o apelido de Silverstein para stone, trabalhava como corretor na bolsa, em Wall Street, e a mãe era uma catolica francesa.

Oliver Stone estudou nos melhores colegios privados e devido as suas origens maternas, ainda hoje fala fluentemente frances.

Teve uma educação muito conservadora que o marcou de forma negativa, especialmente depois de os pais se divorciarem e descobrir aos 15 anos que o pai estava cheio de dividas e não aplicava os principios que lhe ensinava. Oliver conta ainda que o seu pai tinha amantes, algumas amigas da sua mãe e outras mulheres dos seus melhores amigos.

Para Oliver foi um choque saber que toda a vida de previlégios era artificial. A sua vivencia pessoal serviu de inspiração para o argumento de "Wall Street", que realizou em 1987.

A desilusão e o conflito com o pai fizeram-no alistar-se como voluntário para combater na guerra do Vietname, e provar á familia que era um homem. Fez a recruta e foi incorporado no primeiro batalhão de cavalaria. Em 1967 foi enviado para a guerra, junto à fronteira da Camboja, um dos locais mais violentos do conflito. Pedia aos colegas para o tratarem por soldado Bill Stone, pois achava que o nome Oliver era muito efeminado. Mais tarde, Ferido com estilhaços de bombas no pescoço e nas pernas, foi condecorado com a estrela de bronze por valentia.

Regressou aos Estados Unidos e decidiu inscrever-se no curso de cinema da Universidade de Nova York, onde teve aulas com Martin Scorsese.

Entre 1976 e 1978 escreveu as histórias que tinham marcado a sua juventude e que estiveram na origem dos filmes que realizou na década seguinte: "Platoon - os bravos do pelotão" e "Nascido a 4 de julho".

Agora, compreendemos como o passado do cineasta marcou muitos dos seus filmes.


Cristina Queiros

Título: Oliver Stone

Autor: Cristina Queiros (todos os textos)

Visitas: 0

617 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    12-09-2014 às 11:33:42

    Que lição de vida o Oliver Stone nos traz! É de grande tristeza saber dos relatos de uma família que vivia de aparências e não eram felizes. Como seus filmes eram tão íntimos dele. Muito bom!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    24-04-2014 às 21:38:56

    É interessante descobrir como acontece as inspirações para um filme. Não conhecia a história de vida de Oliver Stone e fiquei surpreendida. Muito bem detalhado esse texto.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 15:53:54

    eu não conhecia Oliver Stone senão pelo nome. não conhecia o seu trabalho até ao dia 5 de de setembro, dia em fui ver a ante-estreia do filme "selvagens" e adorei. é um filme com uma grande história, com grandes actores e com um grande realizador. desconhecia o seu passado com as drogas. não fazia ideia, mas faz parte de um individuo passar por alguns processos que nem sempre fazem sentido para um público comum.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoInes Goncalves

    06-09-2012 às 17:37:25

    Eu até gostei de alguns filmes desse Oliver stone..
    Mas não gosto do ator, é mais um drogado que influencia a juventude que temos hoje em dia, so drogados.
    Ainda dissem que o futuro são eles.. que vergonha

    ¬ Responder

Comentários - Oliver Stone

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios