Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Aung San Suu Kyi

Aung San Suu Kyi

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Biografias
Comentários: 1
Aung San Suu Kyi

Falar de Aung San Suu Kyi é falar de prisão e liberdade, sofrimento e amor, solidão e determinação, carência e riqueza, uma história única para ouvir e contar. Falar de Aung é falar de permanentemente de contradição, não porque esta mulher mundialmente conhecida seja instável, mas porque lhe limitaram a liberdade, o amor, a determinação e a riqueza, mas nunca, nunca a sua história.

É necessário antes de mais conhecer o país Natal de Aung – A Birmânia. De uma história muito antiga onde o budismo foi adotado até 1287 onde é invadida por mongóis, a Birmânia tem costumes e tradições fascinantes. No Séc. XIX o Império Britânico invadiu a Birmânia e na 2ª Grande Guerra é ocupada pelo Japão. Depois de se tornar uma república independente, sofre um golpe militar em 1962 cuja ditadura dura até 1988.

Em 1989 o nome do país é alterado para Mianmar, mas ainda hoje é falado como a antiga Birmânia. Em 1990, a oposição vence, mas o governo ditador impede a sua atividade. Desde então que o país está mergulhado numa crise política e social sem igual no país.




Mas onde está a história de Aung na história da Birmânia? Bem… A história vem do seu pai que fora assassinado pouco depois da intendência do pais em 1948 (fim da 2ª Guerra Mundial). Nesta altura Aung tinha apenas 2 anos.

Suu estudou na capital do país, seguindo-se na Índia e na Universidade de Oxford. Dona de uma inteligência e intelectualidade extraordinária, conheceu o especialista na civilização tibetana Michael Aris, com quem acabou por casar em 1972.

Em 1988, Suu Kyi regressou ao seu pais e depressa se envolveu num movimento de libertação do seu país. A Birmânia vivia na altura uma revolta popular que resultava numa enorme crise política e económica. Naturalmente que o movimento foi reprimido mas com força suficiente para fazer nascer o partido da Liga Nacional pela Democracia onde Suu era secretaria-geral.

Em 1989 Suu é presa, ficando impedida de comparecer às eleições desse ano. Em 1990, o partido de Suu ganha as eleições com uma esmagadora maioria, mas a junta militar recusa-se a reconhecer o resultado das eleições.

A sua luta levou-a a ganhar o prémio Sakharov no mesmo ano e em 1991 é galardoada com o Nobel da Paz. Suu era mantida em cativeiro na sua casa em prisão domiciliária. E o movimento pela sua libertação cresce pelo mundo.

Durante todos estes anos, Suu é impedida de ver os filhos e o marido e em 1995 tem o último encontro pessoal, pois em 1999 Michael morre de cancro em Londres.

As manifestações de apoio e de libertação foram infindáveis e a banda Irlandesa U2 homenageou-a com a música “Walk On”.Secretários de estado, representantes dos Direitos Humanos presidentes e muitos outros líderes políticos pediam a libertação da Senhora Suu Kyi. Era então considerada a 71ª mulher mais poderosa do mundo. Prendiam-na mas as suas palavras e firmeza mantinham-se por todo o mundo.

Em 2010 é finalmente libertada, podendo viver livremente na sua terra. Discursou para 5000 apoiantes e apelou a uma reconciliação nacional. Diz ainda que não guarda ressentimentos de ninguém. Só quer a liberdade do seu país. Dona de uma humildade extraordinária, esta mulher move multidões com uma elegância de corpo e de espirito que só um Nobel da Paz sabe fazer.

Faltou-lhe a liberdade da vida, mas nunca a liberdade de espirito e essa é fundamental para um Ser Único saber viver.


Carla Horta

Título: Aung San Suu Kyi

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

615 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    09-09-2012 às 21:13:44

    Falar desta mulher é mesmo falar da força da natureza. Abdicar do seu lar por um passado mal resolvido. Merece, claro, todo o mérito pelo esforço, reconhecido pelo Prémio Nobel. Até que ponto a sua família sofreu com a sua ausência? Eu vi há pouco tempo o filme que retrata esta mulher e todo o seu trabalho, e vi todos aqueles sentimentos a flutuar num momento de grande pressão. Gostei imenso do seu texto.

    ¬ Responder

Comentários - Aung San Suu Kyi

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios