Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > António da Costa - Pintor maneirista

António da Costa - Pintor maneirista

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Biografias
Visitas: 10
António da Costa - Pintor maneirista

Pouco se sabe da vida deste pintor do século XVI, e os conhecimentos sobre ele incidem sobretudo na sua vida profissional como pintor, contudo existem documentos onde há menção a uma Mariana Costa que se julga ser sua irmã, nesse mesmo documento de batismo de uma criança filha de um pescador a 25 de outubro de 1587, existe também mencionado o facto de António da Costa ser “morador ao castelo”. Casou com Fortuna Teixeira, filha do mestre Diogo Teixeira no final de 1587.

O pintor António da Costa encontra-se na pintura da transição portuguesa dos séculos XVI-XVII, “uma corrente academista e secundária do Maneirismo oficial e tridentino, em manifestação formal de decadência” (Segundo Vítor Serrão em O Maneirismo e o estatuto social dos pintores portugueses).

António da Costa manteve a sua atividade como pintor entre 1586 e 1640, foi discípulo de Diogo Teixeira, com quem trabalhou na sua oficina lisboeta e com quem laborou em diversas obras. De entre as obras com que trabalhou com Diogo Teixeira podemos nomear algumas. No início da sua carreira como artista, pintou entre abril de 1586 e julho de 1588 com Diogo Teixeira o retábulo da Igreja da Misericórdia de Alcochete, constituído por seis painéis, segundo Adriano de Gusmão esta foi uma obra concebida pelo sogro do artista e executada e terminada por António da Costa.
Segundo Vítor Serrão (em O Maneirismo e o estatuto social dos pintores portugueses) esta obra denuncia “já a dureza de modelação e a secura de colorido que caracterizará doravante António da Costa” e que será visível nos painéis da sacristia da Igreja do Santíssimo Sacramento do Carvalhal.

O “tríptico de S. Brás” da igreja de Santa Maria de Óbidos também é o exemplo de outra obra realizada com o seu sogro. Documentos do final do século XVI referentes à atividade de Diogo Teixeira não mencionam o seu trabalho com o genro, o que leva a pensar que nesta altura António da Costa tenha começado a exercer a sua atividade de forma independente. Em 1590 o pintor recebeu da Confraria de Santa Catarina do Monte Sinai em Lisboa a “empreitada de um retábulo destinado ao altar-mor dessa igreja.

A obra tinha sido inicialmente entregue ao mestre pintor Gaspar Dias, mas verificaram-se desavenças entre a confraria e o artista, que se ultimaram por um pleito e pela rescisão do contrato” (segundo Vítor Serrão em O Maneirismo e o estatuto social dos pintores portugueses). Em 1612 sabe-se que o pintor passa por um mau momento a nível financeiro, segundo Vítor Serrão, “Após a demanda de 1612 em defesa da «nobreza» e «liberalidade» da arte da Pintura, António da Costa surge-nos de novo num assento notarial de 7 de novembro desse mesmo ano, que é bastante explícito da sua condição social e das dificuldades financeiras em que se encontrava.

Diz o artista nesse documento que, devido ao recente falecimento do seu sogro, Diogo Teixeira, ficara como tutor de seus filhos, menores, pois tinha já enviuvado: reclama 20.000rs. que de seu sogro haviam ficado para sua filha Ana da Costa, em partilha, e dá livre e geral quitação a Joana Simões, segunda mulher de Diogo Teixeira, dos bens que lhe haviam cabido por morte do marido. As condições financeiras do artista, nota-se eram precárias, tendo muitos encargos a sustentar. Morava então a Santos.”

Através do estudo das pinturas em que participou é possível atribuir à sua autoria outras obras, sendo o exemplo disso a obra tratada neste trabalho, quatro tábuas de um antigo retábulo da Sé de Portalegre pertencentes ao altar do Santíssimo Sacramento, dois painéis de predela na igreja matriz de Pontével, um “Calvário” que se encontra danificado nas arrecadações do Museu Nacional de Arte Antiga, um outra obra denominada por “Descida da Cruz” no Seminário de Évora e três tábuas da Ermida de S.Crispim e S. Crispiano em Lisboa.


Sónia Henriques

Título: António da Costa - Pintor maneirista

Autor: Sónia Henriques (todos os textos)

Visitas: 10

769 

Comentários - António da Costa - Pintor maneirista

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Samsung Galaxy S5: Smartphone De Excelência!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Telemóveis
Samsung Galaxy S5: Smartphone De Excelência!\"Rua
A Samsung está a todo vapor e oferece aos curtidores de smartphones mais um inovador modelo e muito mais completo, o Samsung Galaxy S5. Suas funcionalidades são das mais diversificadas, seu estilo mais arrojado, com muitas funções que agilizam seu dia a dia e deixa sua vida mais divertida.

Então, se você deseja algo que possa ajudar-lhe em suas tarefas diárias e nos seus negócios, o Galaxy S5 é perfeito. Com modernas funções de navegações na internet, seu trabalho fica muito mais dinâmico, fácil e simples. Você pode baixar e-book, vídeos, arquivos em PDF, Word, Excel, fotos, dentre outros. Ele funciona como um minicomputador, apenas de tamanho menor, porém, com um recurso gigantesco.

Conheça um pouco sobre Galaxy S5:


- Câmera de 16 megapixels com autofoco ultrarápido, possui controle de luminosidade ativo e a possibilidade de aplicar modos de captura após o clique. Também tem o temporizador de tempo que pode ser de 2 ou 10 segundos, você apenas clica para tirar a foto e espera a própria câmera bater;

- Sistema S. Health 3.0
O Galaxy S5 é um verdadeiro personal fitness. Com ele, você monitora seus batimentos cardíacos e acompanha a evolução dos seus treinos;

- Tem proteção contra sujeira, água, cair no chão e poeira. Ele vem com certificação IP67 que garante maior segurança para qualquer situação;

- Com tecnologia Wi-fi moderna e com função aceleradora de download você terá muito mais rapidez para usar a internet e baixar qualquer tipo de arquivo, vídeos, fotos, dentre outros. Além de navegar na internet, verificar seu e-mail, ter suas conversas no whatsapp, Messenger, hangouts e acessar qualquer rede social com maior velocidade e facilidade;

- Substitui o uso de senhas com o leitor digital. Assim, para desbloquear o telefone, o dispositivo reconhece o toque da impressão digital e ainda com ele mesmo, você pode fazer pagamentos seguros no Paypal. Uma maior segurança e tranquilidade com apenas um toque;

- Um estilo mais resistente e moderno, você poderá escolher nas cores preta, branca, azul ou dourada;

- Vem com gravador de som, S. Note, Maps, Rádio com transmissão FM, Play Store(para baixar qualquer aplicativo); relógio, agenda, mensagem de texto, calculadora, flashlight, e muito mais;

- Sistema Android 4.4.2 e com memória interna de 16 GB.

Mais que um smartphone, um grande companheiro: Samsung Galaxy S5!

Pesquisar mais textos:

Vicente Silva

Título:Samsung Galaxy S5: Smartphone De Excelência!

Autor:Vicente Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios