Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Beleza > Está preparada para envelhecer?

Está preparada para envelhecer?

Categoria: Beleza
Comentários: 3
Está preparada para envelhecer?

O tempo não para e, com essa premissa, é preciso se estar preparado para envelhecer. Mas como preparar-se para algo que durante muito tempo foi sinônimo de morte, de doença e de má qualidade de vida? Hoje se sabe que envelhecer é experimentar as diversas possibilidades e oportunidades que a vida pode oferecer. Afinal quanto mais tempo se experiencia, mais sábios e seguros nos tornamos. O final da vida material chega para todos, então porque não valorizar um período em que as preocupações de emprego, criação de filhos e aquisição de bens já passaram?

Quem sabe envelhecer, sabe valorizar o tempo, o amanhecer, a dádiva de se ter conquistado família e amigos. Sabe inclusive da possibilidade de se desfrutar de tudo que se conquistou durante os tempos, sejam bens materiais, valiosos para a manutenção de uma qualidade de vida e cuidados que esta etapa humana requer, sejam bens sentimentais, bem mais fundamentais. Quando se envelhece, se tem a oportunidade de viver mais intensamente, de ver o outro lado da vida, de voltar a sorrir, embora as marcas do tempo sejam evidentes, de amadurecer com os erros e acertos e, principalmente, de passar todo o conhecimento que se adquiriu adiante.

Mas para se chegar a essa plenitude é preciso, como tudo na vida, se preparar. Não há uma escola que ensine a envelhecer, logo, saber envelhecer e estar preparado para isso também é um passo que se deve dar na caminhada diária da vida. É fato que desde que nascemos já estamos envelhecendo, portanto já sabemos o que é envelhecer e como podemos evoluir com isso. O problema é a ideia jovial de eternidade ou de que se tem sempre ainda muito tempo adiante. Aqueles que perdem a vida prematuramente não conquistarão a sabedoria e os benefícios da velhice.

É evidente que, à medida em que se vai envelhecendo, muitos problemas físicos vão aparecendo. São as respostas do organismo a tudo o que se realizou e ao modo de vida que se teve durante os anos já vividos. Diante disso é também bastante óbvio que quem sempre cuidou do seu corpo físico e do seu emocional, tendo uma vida mais equilibrada, feliz, uma alimentação saudável e cuidados com a segurança pessoal tem uma velhice mais tranquila. Saber envelhecer requer alguns cuidados com o próprio eu, físico e espiritual.

Para saber envelhecer e adquirir a plenitude necessária para se ter qualidade de vida quando finalmente, e é inevitável, se chegar a terceira, e hoje se fala em quarta, idade é necessário olhar para si mesmo se autoavaliando e se autoajudando constantemente.  Perceber a simplicidade e a efemeridade da vida é um bom começo, evita que se esteja sempre em busca de algo inatingível e que se valorize as possibilidades e as conquistas que se tem.  Manter sentimentos ruins, como ódio, tensão, ambição compulsiva, assim como atitudes negativas como vícios, chantagens e violência só vão gerar um envelhecimento igualmente conturbado, envolto em doença e infelicidade.

Saber envelhecer é saber aproveitar o lado bom da vida, é saber que mesmo que haja injustiça, incompreensão e violência, a vida é boa, porque também existe o lado do amor, da solidariedade, da justiça e do amparo. Manter contato com a família é extremamente importante. Ser para a família e para os amigos verdadeiros o que se deseja ter para si é a chave de um envelhecimento saudável. Solidão não combina com um envelhecer pleno. A plenitude está em chorar e dar a volta por cima, errar e consertar o erro, magoar e pedir perdão, violar alguma regra, mas promover a paz.

Está-se preparado para envelhecer quando se percebe que hoje é realmente o dia mais importante da vida, afinal são as atitudes do dia de hoje que garantirão o bem-estar de amanhã. Está-se preparado para envelhecer quando se percebe que a vida é muito mais do que simplesmente realizar o previsível. Sabe envelhecer quem sabe cuidar do seu corpo físico, que sabe interagir com os outros, quem sabe amar e quem sabe valorizar o lado bom da vida. Ser otimista, ter objetivos, adaptar-se a diversas circunstâncias, ter relacionamentos dignos e fieis são grandes indícios de que se sabe envelhecer e que a maturidade virá de forma harmônica, sem arrependimentos ou frustrações.


Rosana Fernandes

Título: Está preparada para envelhecer?

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

781 

Imagem por: recubejim

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    28-06-2014 às 15:05:12

    Temos que aproveitar cada minuto da nossa vida. E, quando chegar o dia, possamos dizer: ainda sou muito nova!! hehehe

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    11-09-2012 às 19:12:15

    acho que ninguém está preparado para envelhecer para aceitar as rugas e troca da sabedoria, aceitar uma vida estável financeiramente pelo aparecimento das doenças mais complicadas (maior probabilidade de cancro). como pede a canção «oh tempo volta atrás». ele não, mas até que ponto e bom ou não envelhecer? isso é outra conversa. há um lado bom e um lado mau da coisa. por isso, não se preocupe se está envelhecendo, logo encontra o bom.

    ¬ Responder
  • VixVix

    16-10-2011 às 18:39:02

    Ótimo a reportagem, servio para mim direitinho!

    Bjsss *-*
    Ass: Vix

    ¬ Responder

Comentários - Está preparada para envelhecer?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Jardinagem Fonte de Vida

Ler próximo texto...

Tema: Bricolage Jardim
Jardinagem Fonte de Vida\"Rua
A jardinagem é conhecida há anos como uma forma de emprego que possibilita a muitos uma renda familiar mensal. A jardinagem também pode ser artística onde a arte do profissional é aplicada. A jardinagem pode ser de inúmeras formas conhecida e exercida, trazendo benefícios imensuráveis a aqueles que dela são adeptos.

Muito mais que fonte de renda ou arte a jardinagem é uma fonte de inúmeros beneficio a vida do ser humano, fonte de alegria, relaxamento e distração. E por ser uma atividade tão simples não é difícil de ser realizada. A jardinagem é por si só fonte de vida, fonte de aprendizado e principalmente fonte de intimidade do ser humano.

Ser adepto da jardinagem não é somente revirar terra, ser adepto da jardinagem é decisão de vida que transforma seu dia-a-dia mudando a rotina de dias estressantes e cansativos.

Ao olhar de muitos a tarefa possa parecer penosa, cansativa e até chata, mais somente estando envolvido na jardinagem para perceber que muito mais ter um corpo cansado após a tarefa, você na verdade descansa seu corpo sua mente e seu espírito da agitação do dia-a-dia.

Alguns minutos dedicados à jardinagem são o suficiente para inibir grande carga emocional e física do nosso dia-a-dia, e proporcionando uma energia a mais para os próximos dias.

A jardinagem pode ser realizada de varias formas simples que vão trazer todos estes benefícios a sua vida e não são necessários grandes investimentos ou mudança radical da sua rotina de vida ou qualquer outra mudança que você possa imaginar. Na verdade as maiores mudanças são comportamentais e só depende de você.

Para detalhar um pouco o que você poderá fazer com alguns minutos dedicados à jardinagem você irá perceber que não há nenhuma dificuldade em realizar esta tarefa.

Com um mínimo de espaço você pode cultivar plantas simples, em vasos pequenos que não irão ocupar espaço e serão na verdade uma linda forma de ornamentar sua casa.

Você poderá cultivar uma espécie de planta conhecida como:
- Rosa de pedra

É uma suculenta, planta que armazena água nas folhas e caules, que tem o formato parecido com o de uma rosa. É muito usada para fazer arranjos em vasos com outras suculentas e cactos. Deve ser regada apenas uma vez por semana, pois a umidade pode apodrecer suas raízes. Não tolera muito sol.

E você vai perceber que se dedicar alguns minutos a jardinagem é muito bom para você, os resultados não tem como ser calculados, somente há possibilidade de experimentar o quanto bom é o resultado final.

Então não espere muito é dedique-se um tempo a descobrir o quanto é bom a jardinagem para sua vida.

Pesquisar mais textos:

Rodrigo Junio Ferreira

Título:Jardinagem Fonte de Vida

Autor:Rodrigo Junio Ferreira(todos os textos)

Imagem por: recubejim

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Briana AlvesBriana

    13-10-2014 às 04:43:33

    É tão gratificante nós mesmos realizarmos a jardinagem. Essa atividade relaxa, gera prazer e o resultado nos deixa muito felizes. Vale a pena!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios