Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > São Lucas Pintando a Virgem Maria do pintor Guercino

São Lucas Pintando a Virgem Maria do pintor Guercino

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 20
São Lucas Pintando a Virgem Maria do pintor Guercino

A pintura de Guercino apresentada é datada do ano de 1652 -1653. S. Lucas foi o primeiro iconógrafo e por isso é o patrono dos pintores. É possível ver na obra o privilégio da cor e da mancha sobre a linha e da profundidade sobre o plano.
No quadro, apercebemo-nos de um primeiro plano onde é possível observar a figura de São Lucas. Sabemos que é o mesmo através do título da imagem e pelos atributos que lhe são incutidos, neste caso específico, a paleta de tintas, o cavalete e o boi. São Lucas parece que convida a olhar a obra, que o mesmo pintou.

O seu símbolo é o touro, o animal dos sacrifícios porque Lucas começa o seu Evangelho com a evocação do sacerdote Zacarias, celebrador do Templo de Jerusalém.

As representações de São Lucas apresentam-se normalmente de duas formas, como evangelista e como pintor da virgem. No que diz respeito à sua primeira representação os seus atributos iconográficos são o boi com ou sem asas. Esta figuração pode ser devido ao facto do evangelho de São Lucas ser aquele que mais ênfase dá ao sacerdócio de Jesus Cristo e sendo o boi o animal representativo do sacrifício do mundo antigo, o mesmo aparece associado ao evangelista. Na obra podemos observar que o boi se encontra localizado por cima de um livro, o qual podemos considerar que seja o Evangelho.

Como pintor aparece associado à paleta, ao cavalete e aos pincéis. No que diz respeito à representação da Virgem e do Menino, é dito que São Lucas descreve os mesmos em três ícones. É quase sempre representado com os elementos acima descritos.

No fundo da pintura no lado direito da imagem é possível ver uma paisagem enquadrada através de uma coluna de dimensões colossais. São Lucas no primeiro plano da pintura encontra-se como que numa posse de apresentação da sua obra, a pintura da Virgem Maria com o menino, (uma pintura dentro de uma outra pintura), onde a virgem se apresenta vestida com uma túnica de cor vermelha, característica das virgens de Nossa Senhora, o vermelho é também símbolo do amor, do sacrifício e representativo do humano. Sobre a túnica assenta um manto azul, emblema das mães daquela época, o azul foi uma cor usada na representação de divindades, foi estabelecida como a cor de todos aqueles que transmitem santidade.

Contudo é curioso observar na imagem que São Lucas se encontra vestido com vestes da mesma cor da roupagem da Virgem Maria, mas as mesmas encontram-se ao contrário, a veste sobre o corpo é azul e a superior vermelha. A Virgem Maria encontra-se com a sua mão esquerda a pegar no menino Jesus como que em significado da mão de consolo que Maria oferece a todos aqueles que a ela recorrem. Ainda no que diz respeito aos membros superiores da figura pintada é de notar a mão alongada com os dedos juntos a apontar para o Menino, representando o “caminho”, segundo o Evangelho ”Eu sou o Caminho, a verdade e a Vida”.

Jesus apresenta-se também ele vestido de vermelho pois é “o Filho do Homem” preparado para o sacrifício. A cabeça de Cristo, como é possível reparar na imagem, apresenta proporções de tamanho superior em relação ao corpo, cujo significado está associado aqueles cuja inteligência é inspirada pelo Espírito Santo. Na cabeça da Virgem e de Cristo apercebemo-nos da existência de um “nimbo”, uma auréola usualmente dourada, que representa a “Luz de Deus”.

Na zona por trás de São Lucas encontra-se um anjo com umas vestes curtas (pois é possível observar um membro inferior, a perna, desnudado por baixo do cavalete onde se encontra o quadro que São Lucas está a pintar) de cor negra que observa a obra do pintor e olha para a Virgem e para o Menino com um ar afectuoso. O anjo que aparece na pintura não tem nenhum atributo iconográfico através do qual seja possível a sua identificação, contudo através do conhecimento dos ícones associados ao Evangelho de São Lucas e à Virgem Maria, coliguei esta personagem à figura do arcanjo Gabriel.

Os arcanjos são mensageiros de Deus das Boas Novas. Conhecido como São Gabriel Arcanjo, é o anjo que serve como mensageiro de Deus. Segundo o Evangelho de São Lucas, diversos cristãos acreditavam que Gabriel teria previsto os nascimentos de São Baptista e Jesus Cristo. Foi ele que anunciou ao profeta Daniel a vinda do Messias e foi a ele que foi confiada a mais alta das missões que havia sido confiada a alguém, o anúncio do Filho de Deus, São Lucas disse: “Foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia, a uma Virgem chamada Maria, e chegando junto a ela, disse-lhe: “Salve Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo”. Ela ficou confusa, mas disse-lhe o anjo: “Não tenhas medo, Maria, porque estais na graça do Senhor. Conceberás um filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será filho do Altíssimo e o seu Reino não terá fim”.

Na imagem estudada São Lucas parece convidar o observador a entrar para o quadro e a olhar para a pintura da virgem e do menino pintada sobre o mesmo, e nessa mesma “pintura”, apercebemo-nos que também eles, Virgem e menino, se encontram a olhar para o observador, como que, também eles a convidarem o observador a olhar o quadro.


Sónia Henriques

Título: São Lucas Pintando a Virgem Maria do pintor Guercino

Autor: Sónia Henriques (todos os textos)

Visitas: 20

791 

Comentários - São Lucas Pintando a Virgem Maria do pintor Guercino

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios