Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > São Lucas Pintando a Virgem Maria do pintor Guercino

São Lucas Pintando a Virgem Maria do pintor Guercino

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 20
São Lucas Pintando a Virgem Maria do pintor Guercino

A pintura de Guercino apresentada é datada do ano de 1652 -1653. S. Lucas foi o primeiro iconógrafo e por isso é o patrono dos pintores. É possível ver na obra o privilégio da cor e da mancha sobre a linha e da profundidade sobre o plano.
No quadro, apercebemo-nos de um primeiro plano onde é possível observar a figura de São Lucas. Sabemos que é o mesmo através do título da imagem e pelos atributos que lhe são incutidos, neste caso específico, a paleta de tintas, o cavalete e o boi. São Lucas parece que convida a olhar a obra, que o mesmo pintou.

O seu símbolo é o touro, o animal dos sacrifícios porque Lucas começa o seu Evangelho com a evocação do sacerdote Zacarias, celebrador do Templo de Jerusalém.

As representações de São Lucas apresentam-se normalmente de duas formas, como evangelista e como pintor da virgem. No que diz respeito à sua primeira representação os seus atributos iconográficos são o boi com ou sem asas. Esta figuração pode ser devido ao facto do evangelho de São Lucas ser aquele que mais ênfase dá ao sacerdócio de Jesus Cristo e sendo o boi o animal representativo do sacrifício do mundo antigo, o mesmo aparece associado ao evangelista. Na obra podemos observar que o boi se encontra localizado por cima de um livro, o qual podemos considerar que seja o Evangelho.

Como pintor aparece associado à paleta, ao cavalete e aos pincéis. No que diz respeito à representação da Virgem e do Menino, é dito que São Lucas descreve os mesmos em três ícones. É quase sempre representado com os elementos acima descritos.

No fundo da pintura no lado direito da imagem é possível ver uma paisagem enquadrada através de uma coluna de dimensões colossais. São Lucas no primeiro plano da pintura encontra-se como que numa posse de apresentação da sua obra, a pintura da Virgem Maria com o menino, (uma pintura dentro de uma outra pintura), onde a virgem se apresenta vestida com uma túnica de cor vermelha, característica das virgens de Nossa Senhora, o vermelho é também símbolo do amor, do sacrifício e representativo do humano. Sobre a túnica assenta um manto azul, emblema das mães daquela época, o azul foi uma cor usada na representação de divindades, foi estabelecida como a cor de todos aqueles que transmitem santidade.

Contudo é curioso observar na imagem que São Lucas se encontra vestido com vestes da mesma cor da roupagem da Virgem Maria, mas as mesmas encontram-se ao contrário, a veste sobre o corpo é azul e a superior vermelha. A Virgem Maria encontra-se com a sua mão esquerda a pegar no menino Jesus como que em significado da mão de consolo que Maria oferece a todos aqueles que a ela recorrem. Ainda no que diz respeito aos membros superiores da figura pintada é de notar a mão alongada com os dedos juntos a apontar para o Menino, representando o “caminho”, segundo o Evangelho ”Eu sou o Caminho, a verdade e a Vida”.

Jesus apresenta-se também ele vestido de vermelho pois é “o Filho do Homem” preparado para o sacrifício. A cabeça de Cristo, como é possível reparar na imagem, apresenta proporções de tamanho superior em relação ao corpo, cujo significado está associado aqueles cuja inteligência é inspirada pelo Espírito Santo. Na cabeça da Virgem e de Cristo apercebemo-nos da existência de um “nimbo”, uma auréola usualmente dourada, que representa a “Luz de Deus”.

Na zona por trás de São Lucas encontra-se um anjo com umas vestes curtas (pois é possível observar um membro inferior, a perna, desnudado por baixo do cavalete onde se encontra o quadro que São Lucas está a pintar) de cor negra que observa a obra do pintor e olha para a Virgem e para o Menino com um ar afectuoso. O anjo que aparece na pintura não tem nenhum atributo iconográfico através do qual seja possível a sua identificação, contudo através do conhecimento dos ícones associados ao Evangelho de São Lucas e à Virgem Maria, coliguei esta personagem à figura do arcanjo Gabriel.

Os arcanjos são mensageiros de Deus das Boas Novas. Conhecido como São Gabriel Arcanjo, é o anjo que serve como mensageiro de Deus. Segundo o Evangelho de São Lucas, diversos cristãos acreditavam que Gabriel teria previsto os nascimentos de São Baptista e Jesus Cristo. Foi ele que anunciou ao profeta Daniel a vinda do Messias e foi a ele que foi confiada a mais alta das missões que havia sido confiada a alguém, o anúncio do Filho de Deus, São Lucas disse: “Foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia, a uma Virgem chamada Maria, e chegando junto a ela, disse-lhe: “Salve Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo”. Ela ficou confusa, mas disse-lhe o anjo: “Não tenhas medo, Maria, porque estais na graça do Senhor. Conceberás um filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será filho do Altíssimo e o seu Reino não terá fim”.

Na imagem estudada São Lucas parece convidar o observador a entrar para o quadro e a olhar para a pintura da virgem e do menino pintada sobre o mesmo, e nessa mesma “pintura”, apercebemo-nos que também eles, Virgem e menino, se encontram a olhar para o observador, como que, também eles a convidarem o observador a olhar o quadro.


Sónia Henriques

Título: São Lucas Pintando a Virgem Maria do pintor Guercino

Autor: Sónia Henriques (todos os textos)

Visitas: 20

791 

Comentários - São Lucas Pintando a Virgem Maria do pintor Guercino

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios