Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > Tenho um hamster! E agora?

Tenho um hamster! E agora?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Animais Estimação
Visitas: 8
Tenho um hamster! E agora?

Um hamster!
Um hamster é um grande amigo. É um membro da família e deve ser tratado como tal.
O hamster é um pequenino animal, semelhante a um ratinho mas sem cauda comprida. Os hamsters são roedores, tal como as chinchilas, os coelhos e as cobaias, mas ao contrário destes, têm tendência a serem menos incomodativos em termos de limpeza e cheiro.

Estes pequenos bichinhos não cheiram mal, como às vezes é dito. No entanto, se deixarem a gaiola por limpar durante muitos dias, pode ganhar algum cheiro a urina ou fezes, como qualquer outro animal.

EQUIPAMENTO BÁSICO

Para ter um hamster, há algum equipamento que deve possuir:
*Casa/ gaiola: o hamster deve ter uma gaiola, onde pode viver. A gaiola pode ter partes em plástico ou acrílico. No entanto, deve também ter grades, pois algumas gaiolas são demasiado fechadas, e o animal acaba por não ter muito oxigénio disponível.

*Roda: o bichinho deve ter uma roda, para poder exercitar-se. Caso contrário, pode vir a sofrer de stress e obesidade, e morrer demasiado cedo.

*Comedouro: o animal deve ter comida dentro de um reservatório específico, de base larga. Lembre-se que o hamster tem tendência para pousar as patas na borda do recipiente, use um comedouro que tenha a base mais larga que a boca, para evitar que o animal tombe a comida para cima de si.

*Bebedouro: os bebedouros de hamster são em forma de biberom e possuem uma pequena esfera, a qual liberta água quando o hamster a lambe/morde. Use sempre desses bebedouros, o animal pode não reagir corretamente a outros.

*Ninho: os hamsters necessitam de ninho para dormirem. O ninho é uma espécie de uma lã, que é colocada num espaço específico da gaiola (em geral um pequeno espaço em forma de casa). Se a gaiola não trouxer espaço para o ninho, compre uma casinha na loja de animais.

*Chão para a gaiola: deve comprar uma cobertura absorvente para o chão da gaiola. Assim evita que o seu bichinho ensope as patas na própria urina e facilita a limpeza da gaiola. Essa cobertura é uma espécie de serradura e encontra-se à venda nas lojas de animais.

*Pedra de sal/ cálcio: estas pedras podem parecer inúteis. No entanto, são muito importantes! O seu hamster possui uns dentes fabulosos, que nunca param de crescer. Estes dentes têm que ser desgastados, caso contrário vão começar a ferir a boca do bichinho, que deixará de comer. Estas pedras servem para o hamster roer, de modo a desgastar os dentes.

Para além destas coisas básicas pode também comprar uma bola de acrílico. Estas bolas servem para colocar o animal por alguns momentos, para que ele possa andar pelo chão sem correr o risco de que ele fuja para baixo de um armário. No entanto, estas bolas são altamente desaconselhadas, pois podem criar o pânico no bichinho. Caso faça questão, deixe-o apenas dentro da bola de 15 a 20 minutos. Use-a, por exemplo, quando tiver de limpar a gaiola.

A limpeza da gaiola deve ser feita a cada 8 dias, bem como a mudança do ninho. A comida deve ser verificada todos os dias, e a água mudada, para que o animal possa ter água fresca.

Espero que disfrute bem do seu novo amiguinho! Boa Sorte!


Patrícia Carvalho

Título: Tenho um hamster! E agora?

Autor: Patrícia Carvalho (todos os textos)

Visitas: 8

701 

Comentários - Tenho um hamster! E agora?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios