Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > Gatos Persas

Gatos Persas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Animais Estimação
Visitas: 10
Comentários: 2
Gatos Persas

Os gatos persas como todos nós sabemos, são animais que requerem alguma dedicação devido a diversos fatores, entre os quais o pelo, a alimentação e higiene.

O pelo por ser muito comprido, deve ser escovado semanalmente e por vezes diariamente, com uma escova de aço, que existe em diversos espaço comerciais. Para evitar a criação de nós ou até “rastas”, que muitas das vezes levam á tosquia do mesmo, o que não é muito aconselhável para a autoestima do animal.

Após escovar o gato, deve colocar pó de talco, para que o pelo se torne brilhante e bonito.

Os olhos do persa devem ser regularmente limpos, com algodão húmido em soro fisiológico ou água morna, devido a ter um focinho achatado este tipo de gato lagrima muito.

A alimentação do gato persa torna-se um tanto ou quando pesada para o orçamento familiar, isto porquê?!

Não quer dizer que o gato não ingira qualquer tipo de ração para gato (conforme idade), mas sim, deverá alimentar-se de rações adequadas a persas como o Royal Canin, pois contém vitaminas necessárias para este tipo de raça e ajuda a tornar o pelo saudável.

Dar banho a qualquer gato não é tarefa fácil, então com tanto pelo para depois secar muito menos.

Apesar dos gatos auto lavarem-se diariamente com a sua língua áspera que retira muita sujidade do pelo, deve-se também dar um banho no chuveiro de tanto em tanto tempo, nunca menos de um mês do último banho, para que o pelo não se torne oleoso.

Deve encher a banheira ou poliban com água morna. Escovar o gato antes de o colocar dentro de água, e colocar umas bolinhas de algodão nas orelhas do mesmo devido a água. O shampoo a usar, deve ser aconselhado pelo veterinário devido a tipo de pele e pelo para que mais tarde não crie qualquer tipo de alergia ou infeção ao gato.

Após o banho, deve ser retirado as bolinhas de algodão das orelhas deste, e ser secado de preferência com um secador; caso não reaja bem ao barulho do aparelho e tente fugir, tem sempre a hipótese de secar com toalhas velhas que já não usa, de preferência nas zonas mais difíceis de secar com a parte da barriga, patas, peito e só se usa este método no verão, devido ao calor seca rápido, no inverno é aconselhável ser mesmo com o secador de cabelo.


Sandra Mendes

Título: Gatos Persas

Autor: Sandra Mendes (todos os textos)

Visitas: 10

797 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    16-06-2014 às 17:33:48

    Tenho uma amiga que adoraria ter um gato persa! Que genial, parabéns!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    20-09-2012 às 21:17:42

    eu não gosto muito de gatos, mas confesso que os gatos persas são muito fofos. são uns gatos que dão muito trabalho por causa do pêlo e dos olhos. são muitos acomodados, por isso podemos colocá-los no nossos apartamentos para conviverem connosco sem incomodar o nosso vizinho chato. os olhos e os pêlos são o que mais me atraem. têm uns olhos muito bonitos e penetrantes e um pêlo sedoso e fofinho.

    ¬ Responder

Comentários - Gatos Persas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios