Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Receitas de Marisco

Receitas de Marisco

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 6
Receitas de Marisco

Aproveite a época forte do marisco para preparar boas receitas e tenha o prazer de comer uma mariscada.

1 - Navalheiras com Molho Picante

12 navalheiras
sal q.b.
pimenta q.b.
1 cebola
2 folhas de louro
4 dentes de alho
2 dl de azeite
2 colheres de sopa de pimento picado
1 malagueta
1 dl de vinho branco
sumo de meio limão
salsa q.b. para decorar

- coloque as navalheiras numa panela com água abundante temperada com sal, pimenta, a cebola inteira e as folhas de louro. Leve ao lume e coza, durante 15 minutos. Passado o tempo de cozedura, escorra, reservando 2dl do caldo
- pique os dentes de alho e refogue-os num tacho com o azeite quente, juntamente com o pimento e a malagueta. Quando o refogado estiver louro, regue com o vinho branco e deixe ferver
- corte as navalheiras ao meio e adicione-as ao molho picante. Regue com o molho que inicialmente reservou e deixe apurar durante 5 minutos, e transfira para uma travessa de servir. Regue com o sumo de limão e decore com salsa.

2 - Lagosta Grelhada

2 lagostas com cerca de 700gramas cada
1 alface
salsa q.b.
limão q.b. para decorar
Molho:
1dl de azeite
1 dente de alho
1/2 pimento vermelho
1 raminho de salsa
2 colheres de sopa de manteiga
sal q.b.
pimenta q.b.
sumo de 1 limão

- comece por preparar o molho. Para isso, aqueça o azeite num tacho e junte-lhe o dente de alho descascado e picado, a salsa picada e a manteiga. Tempere a gosto com sal e pimenta e regue com o sumo de limão. Transfira tudo para um copo misturador e triture, até obter um molho homogéneo. Reserve.
- com uma faca de serrilha, corte as duas lagostas ao meio, no sentido do comprimento, e tempere com sal. Pincele com o molho que preparou anteriormente e leve a grelhar numa grelha previamente aquecida, pincelando ocasionalmente com o molho
- sirva as lagostas regadas com o restante molho e acompanha-as com batatas cozidas com a pele e cortadas às rodelas grossas. Acompanha com salada de alface.

3 - Cataplana de Bivalves

2 cebolas
500gramas de cadelinhas
500gramas de amêijoas
500gramas de lingueirão
4 dentes de alho
1 malagueta
2 tomates
1 raminho de coentros
1dl de azeite
sal q.b.
pimenta q.b.
1 limão

- cubra o fundo da cataplana com as cebolas cortadas aos pedaços. Por cima, coloque os bivalves e acrescente os dentes de alho picados, a malagueta aberta ao meio e o tomate cortado aos pedaços, previamente limpo de pele e sementes
- aromatize com os coentros, regue com o azeite e tempere com sal e pimenta. Feche a cataplana e leve ao lume brando, durante 30 minutos, até as conchas abrirem. No final, retifique os temperos e adicione o sumo de meio limão. Decore com gomos do restante limão.

4 - Sapateira Recheada

1 sapateira com 1,5kg
sal q.b.
cubos de gelo para arrefecer
25gramas de miolo de pão fresco
1 limão
2 colheres de sopa de maionese
1 colher de chá de ketchup
pimenta q.b.
1 ovo cozido
1 ramo de salsa

- coloque a sapateira numa panela com água fria e sal. Leve ao lume e assim que ferver, deixe cozinhar cerca de 30 minutos. Findo o tempo, retire do calor e arrefeça em água com cubos de gelo e sal grossao. Retire as pernas e as pinças e reserve-as
- com a cauda virada para cima, segure na casca com firmeza e puxe até a cauda se soltar. Elimine as guelras e com uma colher de chá retire o interior da casca para uma tigela
- com a ajuda de uma pinça remova a parte branca do corpo que soltou juntamente com a cauda. Misture tudo e envolva o miolo de pão, o sumo de meio limão, a maionese e o ketchup
- tempere com sal e pimenta e volte a rechear a casca da sapateira. Separe a clara da gema do ovo cozido e rale ambos separadamente. Decore o recheio usando também parte da salsa picada. Disponha no prato e junte as pinças e as pernas que reservou. Guarneça com o restante limão ás rodelas e a salsa.

5 - Amêijoas à Bulhão Pato

1kg de amêijoas frescas
6 dentes de alho
1dl de azeite
1dl de vinho branco
sal q.b.
pimenta q.b.
piripiri q.b.
1 raminho de coentros
1 colher de sopa de manteiga
sumo de meio limão
coentros para decorar

- de véspera, deixe as amêijoas de molho em água do mar, para que libertem as impurezas. No dia seguinte, lave-as muito bem sob água corrente fria
-descasque e lamine os dentes de alho e refogue-os ligeiramente num tacho com o azeite quente. Quando o refogado começar a ficar louro, regue com o vinho branco e junte as amêijoas lavadas. Tempere com o sal, a pimenta e piripiri a gosto
- aromatize com o raminho de coentros e deixe cozinhar com o tacho tapado, até as conchas abrirem. Nesta altura, retire o tacho do calor e incopore a manteiga no molho, agitando até derreter. Regue com o sumo de limão, transfira para uma travessa e decore com os coentros.


Cristina Sousa

Título: Receitas de Marisco

Autor: Cristina Sousa (todos os textos)

Visitas: 6

658 

Comentários - Receitas de Marisco

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Jardinagem Fonte de Vida

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Bricolage Jardim
Jardinagem Fonte de Vida\"Rua
A jardinagem é conhecida há anos como uma forma de emprego que possibilita a muitos uma renda familiar mensal. A jardinagem também pode ser artística onde a arte do profissional é aplicada. A jardinagem pode ser de inúmeras formas conhecida e exercida, trazendo benefícios imensuráveis a aqueles que dela são adeptos.

Muito mais que fonte de renda ou arte a jardinagem é uma fonte de inúmeros beneficio a vida do ser humano, fonte de alegria, relaxamento e distração. E por ser uma atividade tão simples não é difícil de ser realizada. A jardinagem é por si só fonte de vida, fonte de aprendizado e principalmente fonte de intimidade do ser humano.

Ser adepto da jardinagem não é somente revirar terra, ser adepto da jardinagem é decisão de vida que transforma seu dia-a-dia mudando a rotina de dias estressantes e cansativos.

Ao olhar de muitos a tarefa possa parecer penosa, cansativa e até chata, mais somente estando envolvido na jardinagem para perceber que muito mais ter um corpo cansado após a tarefa, você na verdade descansa seu corpo sua mente e seu espírito da agitação do dia-a-dia.

Alguns minutos dedicados à jardinagem são o suficiente para inibir grande carga emocional e física do nosso dia-a-dia, e proporcionando uma energia a mais para os próximos dias.

A jardinagem pode ser realizada de varias formas simples que vão trazer todos estes benefícios a sua vida e não são necessários grandes investimentos ou mudança radical da sua rotina de vida ou qualquer outra mudança que você possa imaginar. Na verdade as maiores mudanças são comportamentais e só depende de você.

Para detalhar um pouco o que você poderá fazer com alguns minutos dedicados à jardinagem você irá perceber que não há nenhuma dificuldade em realizar esta tarefa.

Com um mínimo de espaço você pode cultivar plantas simples, em vasos pequenos que não irão ocupar espaço e serão na verdade uma linda forma de ornamentar sua casa.

Você poderá cultivar uma espécie de planta conhecida como:
- Rosa de pedra

É uma suculenta, planta que armazena água nas folhas e caules, que tem o formato parecido com o de uma rosa. É muito usada para fazer arranjos em vasos com outras suculentas e cactos. Deve ser regada apenas uma vez por semana, pois a umidade pode apodrecer suas raízes. Não tolera muito sol.

E você vai perceber que se dedicar alguns minutos a jardinagem é muito bom para você, os resultados não tem como ser calculados, somente há possibilidade de experimentar o quanto bom é o resultado final.

Então não espere muito é dedique-se um tempo a descobrir o quanto é bom a jardinagem para sua vida.

Pesquisar mais textos:

Rodrigo Junio Ferreira

Título:Jardinagem Fonte de Vida

Autor:Rodrigo Junio Ferreira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Briana AlvesBriana

    13-10-2014 às 04:43:33

    É tão gratificante nós mesmos realizarmos a jardinagem. Essa atividade relaxa, gera prazer e o resultado nos deixa muito felizes. Vale a pena!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios