Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Petiscos Saudáveis e pouco Calóricos

Petiscos Saudáveis e pouco Calóricos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Comentários: 1
Petiscos Saudáveis e pouco Calóricos

No verão ou no inverno, quem não gosta de petiscar? Seja numa esplanada ou em frente a televisão. Mas o sentimento de culpa assola-nos porque geralmente associamos petiscos a alimentos que nos fazem mal e que são pouco saudáveis, como os bolos, os fritos e os salgadinhos, todos eles, regra geral, ricos em acucar, sal e gordura.
As boas noticias são que existem alimentos saborosos que podemos petiscar sem culpa e sem estragar o nosso plano alimentar.
As pipocas são um bom exemplo, pois são uma opção saudável para se entreter a ver televisão, desde que, obviamente, não as carregue de açucar, gordura e sal. Também não é aconselhavel as versões que existem no mercado para fazer no micro-ondas. Faça as suas pipocas da maneira tradicional, usando o minimo de oleo manoinsaturado (colza/canola ou azeite). Também deve come-las ao natural ou polvilhadas apenas com uma pitada de sal. As pipocas são ricas em fibra e pobres em calorias. Quem o refere, é o nutricionista Humberto Barbosa.
As sementes de girasol e as pevides são outra solução saudável. Prefira as sementes já descascadas por uma simples razão: a casca pode vir carregada de sal.
À semelhança dos frutos secos, a semente de girassol tem boas caracteristicas pelo seu teor em gordura monoinsaturada, fibras e potássio, cobre, fósforo, magnésio e selénio.
Protege de doenças cardiovasculares e ajuda a manter os ossos fortes, mas contém mais calorias do que as sementes de abóbora, vulgarmente chamadas pevides. A semente de abóbora, ou pevide, é pouco calórica, rica em fibra, é boa para a prisão de ventre, para os olhos e para a pele.

Amendoas, nozes, avelâs, pinhões, amendoins e pistache são saudáveis mas calóricas. A gordura monoinsaturada é a maior arma dos frutos secos, já que é um tipo de gordura benéfica e ajuda a limpar as artérias. Portanto os frutos secos são uma boa opção, mas ingeridos com moderação, tendo em conta as calorias.

As amendoas são ricas em vitamina E, um eficaz antioxidante que ajuda a combater doenças como a asma, cancro, osteoporose e vários tipos de inflamações. Contém também fibra e magnésio.

Os Pistácios são muito ricos em ferro e em fibra, e são também um ótimo laxante natural. são ainda uma boa fonte de fósforo e cálcio.

Os Amendoins são bastante ricos em proteínas e açúcares, e têm também uma quantidade significativa de magnésio . A vitamina PP é encontrada nestas sementes em maior quantidade que em todos os outros frutos secos. É ainda rico em potássio.
Os pinhões são bastante ricos em fósforo e potássio e são das sementes mais ricas em proteínas.

As avelãs têm uma grande quantidade de fibras que atuam como laxante. As gorduras na sua composição são especialmente insaturadas.

As nozes são os frutos secos que contêm mais sais minerais (cobre e zinco), essenciais para a formação da hemoglobina do sangue. São pobres em fibra e têm poucas proteínas.
Muitos outros exemplos se poderiam dar de frutos secos mas o importante a reter é que são alimentos muito nutritivos, ajudam a prevenir doenças e contribuem para o nosso bem estar.

Assim, pode substituir os petiscos que habitualmente come, menos saudáveis, por estes alimentos nutritivos e também saborosos.


Cristina Queiros

Título: Petiscos Saudáveis e pouco Calóricos

Autor: Cristina Queiros (todos os textos)

Visitas: 0

776 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 17:25:25

    eu adoro comer pipocas, e segundo vocÊ e o Dr. Oz. é um óptimo snack. todavia, eu compro no supermercado local um pacote que tem 700 calorias. não me parece uma grande alternativa. no cinema, o que me deixava feliz, era saber que não estava ingerir muitas calorias com aquelas pipocas, mas afinal até estava. também adoro amendoas, avelãs, pistácios, pevides e nozes, mas também sei que em exagero não é recomendado. são muito saborosos.

    ¬ Responder

Comentários - Petiscos Saudáveis e pouco Calóricos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios