Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > O que os carboidratos fazem por si!

O que os carboidratos fazem por si!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
O que os carboidratos fazem por si!

A vantagem principal dos hidratos de carbono é a energia facilmente obtida sob a forma de glucose. Quando comemos alimentos que contêm carboidratos, as enzimas digestivas na boca (saliva), o estômago e o intestino rapidamente dividem-nos em açúcares simples e, finalmente, em glicose. A glicose é então absorvida através das paredes do intestino para a corrente sanguínea, e, em seguida, distribuída pelas células e pelos músculos com a ajuda de insulina para utilização imediata, ou mantida como uma reserva de energia no fígado e nos músculos, na forma de glicogénio, ou armazenada como gordura corporal.

Embora a proteína nos dê tsmbém a glicose, leva muito mais tempo. Além disso, alguns tecidos (por exemplo, células do cérebro) dependem da glicose a partir de hidratos de carbono, e é por isso que um dos efeitos colaterais das dietas com baixo teor de carboidratos provoca uma redução na função cerebral. A facilidade e rapidez com que o corpo pode converter glicose a partir de hidratos de carbono simples em energia é ilustrada pelo facto de que os diabéticos que sofrem um episódio de hipoglicemia (níveis de glicose no sangue muito baixos), podem efetuar uma recuperação quase instantânea depois de comer um par de cubos de açúcar ou equivalente.




Quando o nosso corpo precisa de energia ele primeiro procura a glicose a partir de carboidratos. Se a glicose for insuficiente a partir de alimentos (por exemplo, porque a sua dieta tem baixo teor de carboidratos ou porque você tem distúrbios metabólicos que impedem o uso normal de glicose disponível), o corpo ajuda-se e serve-se da glicose armazenada como glicogénio no tecido adiposo. Se mais energia for necessária, o corpo em seguida queima a proteína dos tecidos e dos músculos.

Em suma, a disponibilidade de energia dos hidratos de carbono impede o organismo de usar o tecido muscular como combustível.

A fibra dietética pode ser classificada em dois tipos: insolúveis e solúveis. Ambos os tipos de fibras são constituídos por hidratos de carbono densosm polissacarídeos não digeríveis, cuja estrutura não pode ser convertida em glucose pelas enzimas digestivas humanas. Paradoxalmente, o indigestibilidade da fibra torna-se uma adição muito saudável para a nossa dieta diária.

A fibra insolúvel (por exemplo celulose, hemicelulose e lignina em plantas e grãos integrais) beneficia a digestão, estimulando o peristaltismo - os movimentos musculares que impulsionam o alimento ao longo do cólon. Sendo volumosa, a fibra permite que os músculos do cólon tenham uma melhor "aderência". O ponto é, se o alimento se move mais rapidamente através do intestino grosso, o risco de distúrbios digestivos (por exemplo a prisão de ventre, a diverticulite, o cancro do cólon) é reduzido.


Ruben Duarte

Título: O que os carboidratos fazem por si!

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 0

611 

Comentários - O que os carboidratos fazem por si!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

10 motivos para você fazer um cruzeiro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Viagens
10 motivos para você fazer um cruzeiro\"Rua
Vai chegando o final do ano e começa a bater aquela vontade de viajar, de ir descansar longe da correria do dia-a-dia, sem se estressar, a dica é que não há nada mais prático e relaxante do que fazer um cruzeiro, sabe por quê?

1. Você pode contratar o serviço parcelado, em muitas agências de viagem; assim começa a pagar agora e provavelmente já estará mais da metade pago na ocasião da viagem;

2. Relaxar em lugar calmo, com todas as comodidades à bordo, garçons, camareiro, equipe de animação, entre outros;

3. Geralmente o pacote já vem com comida e bebida liberados, o que quer dizer que você se delicia e não se preocupa com quanto vai gastar e onde vai comer.

4. Como o navio atraca em vários portos, dá um tempinho para conhecer vários lugares bacanas e tirar muitas fotos nos pontos turísticos. Dependendo da parada, você até consegue alugar um kit de mergulho e dar uma olhada no fundo do mar.

5. A diversidade cultural costuma ser muita e você acaba conhecendo pessoas e costumes de outros países;

6. Para não ir achando que as horas à bordo do navio são entediantes, vale ressaltar que há inúmeras atividades fornecidas pela tripulação responsável, o que inclui brincadeiras, atividades físicas em grupo, dança, sorteios e muita música.

7. Para aqueles que apreciam jogos de azar, o navio tem um cassino que é um encanto mesmo para quem não joga.
8. Outra atração impressionante é a danceteria, aberta todas as noites, com músicas de variados estilos, e bebidas liberadas com o bar no mesmo ambiente;

9. Já se preferir lagartear ao sol dentro do navio costuma ter espaço para o banho de sol e com piscinas grandes e também jacúzis para você se sentir em um verdadeiro spa.

10. Não menos importante, os navios contam com um teatro que costuma impressionar os passageiros, com um elenco digno de grandes palcos, e histórias incríveis.


Então, se você ainda não teve essa incrível experiência, vale a pena se programar aí com a família, e aventurar no mar, colecionar um misto de emoções, lembrancinhas e milhares de fotos. Com certeza será uma experiência inesquecível e você vai acabar querendo fazer mais vezes!

Pesquisar mais textos:

Clarissa Reinoco Machado

Título:10 motivos para você fazer um cruzeiro

Autor:Clarissa Reinoco Machado(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios