Faça uma pizza caseira!
O seu segredo está em saber seleccionar os ingredientes certos para o recheio, apostando-se numa selecção rica e variada de legumes e controlando a sua gordura.
Uma das vantagens de fazer pizzas em casa é a liberdade de se poder escolher o recheio a gosto, misturando os diferentes ingredientes.
Após pré cozer a massa, que se pode comprar já feita num hipermercado, barra-se com molho de tomate e seguidamente cobre-se com queijo parmesão ralado e rega-se com um fio de azeite. Pode juntar-se ainda fiambre, bacon partido aos pedaços,miolo de camarão, cogumelos e azeitonas.
Outras sugestões para incluír no recheio são espargos, milho doce, rodelas de ananás, queijo mozzarela, migas de bacalhau, atum nixe, fatias de presunto, mortadela, legumes salteados, bróculos ou green grocer,s.
Para um dia especial estes são os ingredientes mais soft e leves. O importante é que sejam bem combinados para a pizza não ficar demasiado gordurosa e calórica.
A base da pizza não deve ter mais de vinte centímetros de diâmetro, para não correr o risco de quebrar.
Para quem prefere fazer a massa em casa , esta deve ser preparada na batedeira. A quantidade de água depende do tipo de farinha, sendo fundamental deixar a massa levedar o tempo suficiente para não perder a elasticidade e possa ser estendida.
Outro passo importanyte é a pré-cozedura da massa para que após a colocação do recheio esta fique crocante.
A massa pode ser congelada, no entanto não se deve congelar as pizzas depois de prontas.
As crianças, em especial gostam muito de comer pizzas, bem como os adolescentes. Deve pois ter-se em casa uma grande variedade de ingredientes para as combinar e tornar mais saborosas.
As pizzas são sempre boas, de verão ou de inverno, o ideal é que sejam acompanhada de uma bebida a gosto, como sumo natural, água ou vinho para os adultos.
Elas fazem parte de uma ementa que quase toda a gente gosta, seja em casa ou na pizzaria.
São ainda um substituto e alternativa ao pão devido a serem leves e calóricas.