Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Faça uma Alimentação Saudável e Económica

Faça uma Alimentação Saudável e Económica

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Faça uma Alimentação Saudável e Económica

A alimentação é deveras importante para o bom funcionamento do organismo. Por isso devemos escolher os alimentos adequados de acordo com a idade e estilo de vida,na realidade uma pessoa que trabalha desgasta mais energias do que aquele que tem uma vida sedentária, tal como uma criança em crescimento necessita de mais vitaminas e proteínas do que um adulto.

Com a actual crise é imperativo escolher alimentos saudáveis, com vitaminas e preços mais acessíveis. A preferência vai para as frutas e legumes que fornecem ao organismo as vitaminas necessárias.

Como hoje há uma grande variedade de hipermercados é possível escolher de entre os muitos preços o que melhor se ajusta ao nosso rendimento.
Os preços são variáveis e mesmo que se poupe apenas cêntimos diáriamente, no final do mês nota-se a grande diferença.




É conveniente ainda optar-se por marcas brancas nos bens de primeira necessidade, aproveitar os descontos de vinte e cinco ou cinquenta por cento nos hipermercados e optar pelas frutas da época que são mais baratas.

Os legumes devem fazer parte da receita diária, especialmente em sopas que são bastante complectas e digestivas. Depois é só complementar com saladas variadas onde se pode incluir um pouco de carne, peixe ou um ovo cosido. É também muito rico uma mistura de grãos de feijão, milho ou ervilhas, que além de saborosos têm propriedades úteis para o corpo e mente.

No verão é conveniente fazer uma dieta que incida só em legumes e frutas , por serem mais fácilmente digeridas e leves. Devido ao calor intenso não se deve sobrecarregar o organismo com excessos de carne, com demasiadas proteínas.

As bebidas são igualmente importantes, sendo a água a bebida por excelência, os sumos naturais e vinho com moderação.

Para se fazer uma alimentação não é necessário comprar os alimentos mais caros porque estes não são sinónimo de melhor qualidade alimentar. O que importa é combinar em poucos , vitaminas, sais minerais e nutrientes.

A eleição vai para os vegetais, legumes e frutas que são sem dúvida mais ricos em tudo. Mas para isso devem estar sempre frescos, bem lavados e misturar porções de outros elementos à nossa escolha. E, não esquecer nunca de beber água em abundãcia.Além de hidratar o organismo, tira a sede , faz funcionar os rins e elimina as toxinas.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Faça uma Alimentação Saudável e Económica

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

787 

Comentários - Faça uma Alimentação Saudável e Económica

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios