Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Faça uma Alimentação Saudável e Económica

Faça uma Alimentação Saudável e Económica

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Faça uma Alimentação Saudável e Económica

A alimentação é deveras importante para o bom funcionamento do organismo. Por isso devemos escolher os alimentos adequados de acordo com a idade e estilo de vida,na realidade uma pessoa que trabalha desgasta mais energias do que aquele que tem uma vida sedentária, tal como uma criança em crescimento necessita de mais vitaminas e proteínas do que um adulto.

Com a actual crise é imperativo escolher alimentos saudáveis, com vitaminas e preços mais acessíveis. A preferência vai para as frutas e legumes que fornecem ao organismo as vitaminas necessárias.

Como hoje há uma grande variedade de hipermercados é possível escolher de entre os muitos preços o que melhor se ajusta ao nosso rendimento.
Os preços são variáveis e mesmo que se poupe apenas cêntimos diáriamente, no final do mês nota-se a grande diferença.




É conveniente ainda optar-se por marcas brancas nos bens de primeira necessidade, aproveitar os descontos de vinte e cinco ou cinquenta por cento nos hipermercados e optar pelas frutas da época que são mais baratas.

Os legumes devem fazer parte da receita diária, especialmente em sopas que são bastante complectas e digestivas. Depois é só complementar com saladas variadas onde se pode incluir um pouco de carne, peixe ou um ovo cosido. É também muito rico uma mistura de grãos de feijão, milho ou ervilhas, que além de saborosos têm propriedades úteis para o corpo e mente.

No verão é conveniente fazer uma dieta que incida só em legumes e frutas , por serem mais fácilmente digeridas e leves. Devido ao calor intenso não se deve sobrecarregar o organismo com excessos de carne, com demasiadas proteínas.

As bebidas são igualmente importantes, sendo a água a bebida por excelência, os sumos naturais e vinho com moderação.

Para se fazer uma alimentação não é necessário comprar os alimentos mais caros porque estes não são sinónimo de melhor qualidade alimentar. O que importa é combinar em poucos , vitaminas, sais minerais e nutrientes.

A eleição vai para os vegetais, legumes e frutas que são sem dúvida mais ricos em tudo. Mas para isso devem estar sempre frescos, bem lavados e misturar porções de outros elementos à nossa escolha. E, não esquecer nunca de beber água em abundãcia.Além de hidratar o organismo, tira a sede , faz funcionar os rins e elimina as toxinas.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Faça uma Alimentação Saudável e Económica

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

787 

Comentários - Faça uma Alimentação Saudável e Económica

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios