Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Dietoterapia - Uma forma de vida

Dietoterapia - Uma forma de vida

Categoria: Alimentação
Dietoterapia - Uma forma de vida

A alimentação é desde os primórdios da humanidade o ponto de partida para a nossa existência. Se não nos alimentarmos, naturalmente a nossa vida termina. Então este tem sido um ponto amplamente debatido em todo o mundo. Os hábitos de alimentação variam em função do país em que vivemos, em função da cultura de cada povo, e têm variado também em função da época em que se vive.

Com o passar do tempo, com o evoluir das ciências que potenciam os mecanismos de produção alimentar, com o acelerar da vida das pessoas individualmente, e das sociedades em geral, os nossos hábitos mais comuns de alimentação têm-se degradado ao longo dos tempos, e quando nos parece que vivemos em sociedades evoluídas, pelo contrário, do pondo de vista do equilíbrio físico, temos decaído.

À medida que os cuidados com a saúde parecem aumentar, uma vez que é hoje muito mais vulgar o mais comum dos mortais dirigir-se ao médico do que à cinquenta anos atrás, por outro lado, atentamos contra a saúde que protegemos quando transformamos a nossa alimentação em algo de menor importância, ou em algo que tendo valor, o tem no sentido do paladar e não no sentido da nutrição e da saúde de uma forma geral.

Assim, não é incomum falarmos com alguém que está a fazer dieta, muitas vezes, uma dieta sem qualquer referencia de saúde, muitas vezes excluindo um grupo completo de alimentos da conhecida rodas dos alimentos, em suma, as chamadas dietas loucas, dietas que não resolvem problemas, até porque não é provável que as pessoas possam viver dessa forma por períodos elevados de tempo.

Hoje, e não convém que deixemos para amanhã, é primordial que mudemos o nosso rumo, se queremos alcançar uma vida longa sim, mas não apenas, uma longa vida com a devida e merecida qualidade. Para que seja possível alcançar este objectivo, nada como fazer da dieta uma terapia que nos acompanhe por toda uma vida.

Em primeiro lugar há que entender que cada pessoa tem uma configuração física única e é este perfil que pode determinar a quantidade de alimento que essa pessoa deve ingerir. Jamais podemos criar uma dieta sem conhecer o nosso corpo. Depois é impreterível que a nossa dieta, e por dieta compreende-se tudo aquilo que ingerimos (bom ou mau), se componha de todos os grupos de alimentos presentes na roda dos alimentos, incluindo água, não 1,5 ou 2 litros como se diz, mas entre 2 e 4% do nosso peso corporal.

Finalmente se necessitamos perder peso, devemos calcular uma dieta ligeiramente abaixo das necessidades do nosso organismo, mas nunca devemos fazer uma redução superior a 500 Kcal. Atingido o peso saudável, aquele com que nos sentimos bem, devemos retomar a quantidade de alimentos necessários à manutenção saudável do nosso corpo.

Comer à toa? Nem pensar. A dietoterapia é um princípio de vida, que devemos manter sempre. Um controle absoluto sobre aquilo que comemos far-nos-á ter consciência sobre o facto de estarmos no equilíbrio ou não.

Tomar esta atitude é sermos em parte médicos de nós mesmos, prevenindo gastos futuros nas farmácias por problemas que uma alimentação saudável pode certamente evitar.


Ana Sebastião

Título: Dietoterapia - Uma forma de vida

Autor: Ana Sebastião (todos os textos)

Visitas: 0

614 

Comentários - Dietoterapia - Uma forma de vida

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios