Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Como assar castanhas

Como assar castanhas

Categoria: Alimentação
Visitas: 155
Comentários: 2
Como assar castanhas

A castanha é um fruto que vem de uma árvore, o castanheiro e está coberta por uma protecção chamada ouriço. No Outono este abre e deixa cair a castanha no chão. O fruto está então pronto a ser comido, sendo muito apreciado nos célebres magustos e no dia de S. Martinho. Estes festejos coincidem com o final das vindimas e com a prova do vinho. Ficam muto saborosas assadas e a acompanhar com água- pé.

O melhor modo de as assar é em primeiro lugar passá-las com água para o sal se agarrar, dar-lhe um pequeno corte e depois colocar sal. Depois de estarem devidamente preparadas devem ser colocadas num tabuleiro e ir ao forno a assar durante quinze minutos. Ficam estaladiças e bem assadas para acompanhar com uma bebida no final de uma refeição no caso de ser em casa. Se for no campo são preparadas do mesmo modo e assadas nas brasas de uma fogueira.

O tempo que demora a assar é o mesmo do fogão eléctrico embora fiquem mais saborosas deste modo. Depois são descascadas com facilidade e acompanhadas normalmente com a célebre água-pé. È normal fazerem-se magustos no dia um e onze de Novembro, dia em que se comemora o São Martinho, cuja lenda é conhecida e famosa bem como os seus provérbios. Há quem prefira assá-las num assador de barro com buraquinhos para ficarem abafadas e quentes. Este método é usado também pelas vendedoras de castanhas que as vendem na rua à dúzia. São embrulhadas em jornal para ficarem quentes e estaladiças.

No entanto as castanhas não se ingerem só assadas, há quem as prefira cozidas ou faça sopa com elas. Sendo muito nutritivas fazem uma boa refeição em especial nos dias frios de inverno. São ainda utilizadas para guarnecer várias ementas e acompanham bem com carne e legumes. A sua tradição vem do Norte onde existem muitos castanheiros e daí são vendidas para vários pontos do país.

Faz parte da tradição e da mesa não só dos nortenhos mas também das outras regiões incluindo as ilhas. São motivo de convívio nos magustos onde se reúnem muitas pessoas em volta de uma fogueira em convívio alegre.

Nas noites frias de inverno são bastante apreciadas com vinho tinto ou branco ou bebidas espirituosas.

São apetitosas de todas as maneiras sendo no entanto as assadas mais vendidas na época fria. Animam as ruas das cidades com seu cheiro forte e fumo intenso.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Como assar castanhas

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 155

778 

Imagem por: jwalsh

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    16-04-2014 às 17:52:17

    Hummm, deliciosa!! Adorei seu texto e o tema...parabéns!

    A equipa da Rua Direita

    ¬ Responder
  • hbvghvfghjfgvhjgfhfkfhfjkhbvghvfghjfgvhjgfhfkfhfjk

    14-03-2012 às 15:55:01

    legal

    ¬ Responder

Comentários - Como assar castanhas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O que é uma Open House?

Ler próximo texto...

Tema: Imóveis Venda
O que é uma Open House?\"Rua
Este é um tema que vem pôr muito a lindo o trabalho de alguns mediadores imobiliários e do seu trabalho.

Quando temos um imóvel para vender, muitos são os métodos a utilizar e os meios que nos levam até eles para termos o nosso objetivo cumprido – A venda da Casa.
Quando entregamos o nosso imóvel para que uma mediadora o comercialize, alguns aspetos têm de ser tidos em conta, como a legalidade da empresa e quem será a pessoa responsável pela divulgação da sua casa, mas a ansia de vermos o negócio concretizado é tanta, que muitas vezes nos escapa a forma como fazem a referida divulgação e publicidade do imóvel.

Entre anúncios na internet e as conhecidas folhas nas montras dos estabelecimentos autorizados, muitas mediadoras optam por fazer uma ação que está agora muito em voga que é uma Open House. Mas afinal, o que é isto de nome estrangeiro que tanto se vê pelas ruas e em folhetos de anúncio?

Ora bem, a designação em Português é muito simples – Casa Aberta. E na realidade, uma Open House é isso mesmo. Abrir uma Casa para que todos a possam ver. NO entanto, requerem-se alguns aspetos que as mediadoras normalmente preveem, mas que é fundamental que o proprietário do imóvel também tenha consciência e conhecimento.

Por norma as imobiliárias só fazem este tipo de intervenção e ação em imóveis que têm como exclusivo, isto é, quando é uma só determinada mediadora, a autorizada a poder comercializar o imóvel.

Em segundo lugar, este tipo de ação de destaque requer à mediadora custos com tempo, recursos humanos e financeiros.
A mediadora começa por marcar um dia próprio que por norma é datado para um feriado ou fim de semana. Faz então publicidade local através de folhetos e flyres anunciando a Open House, o dia e a hora, tal como o local. Muito provavelmente serão tiradas fotografias ao seu imóvel.

Através de redes sociais também poderão ser divulgadas as ações.
No dia da Open House, o local será indicado com publicidade da sua casa e da imobiliária e começarão a aparecer visitas ao imóvel.

Sugiro que não tenha mobiliário e muito menos valores em casa. O ideal será o imóvel estar desocupado de todos e quaisquer bens, por uma questão de segurança, mas também porque as áreas parecerão maiores e isso com toda a certeza ajuda à venda.

A imobiliária será responsável pela limpeza e trato do imóvel, pelo que se ocorrerem danos, serão eles os responsáveis.
Neste tipo de ações, é normal que a concorrência das imobiliárias apareça e faça parcerias que para si só trará vantagens.

Uma Open House pode não ser uma ação de destaque em Portugal, mas por exemplo nos Estados Unidos, é o normal e mais agradável. Os clientes não se sentem pressionados como numa visita normal e os negócios concretizam-se com muito mais rapidez e naturalidade.

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:O que é uma Open House?

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Imagem por: jwalsh

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios