Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Cerveja fortalece os ossos da mulher

Cerveja fortalece os ossos da mulher

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Cerveja fortalece os ossos da mulher

Sabe-se que tudo o que envolva álcool deve ser consumido com particular moderação e bom senso, para se evitar cair em excessos. Por outro lado, os médicos recomendam a ingestão de (só) um copo de vinho tinto às refeições, como forma de prevenir eventuais doenças cardiovasculares.

Descobriu-se recentemente que um outro (e também alcoólico) néctar dos deuses, chamado cerveja, contribui, de forma considerável, para a manutenção da densidade óssea feminina, evitando, assim, a osteoporose. A conclusão surgiu no seguimento da realização de um estudo levado a cabo por cientistas espanhóis, residentes na Universidade de Extremadura e envolveu cerca de 1700 mulheres, abstémias e consumidoras regulares de cerveja.

Após os testes (através de exames às mãos, local do corpo onde a osteoporose ataca primeiramente), as diferenças evidenciaram-se: as abstémias revelaram uma menor densidade óssea comparativamente com as consumidoras regulares de cerveja. O peso, a idade e a quantidade de consumo de álcool foram fatores integrantes do estudo e determinantes na ponderação dos resultados obtidos.

Esta discrepância deve-se, aparentemente, à presença de uma hormona, o fitoestrogénio, semelhante à ação do estrogénio no organismo feminino, e que pode ser encontrada em alimentos como a cevada e a soja. O fitoestrogénio contribui, segundo se apurou, para a manutenção da densidade óssea das mulheres em idade madura, prevenindo a osteoporose, doença caracterizada pelo aumento do espaço entre os diversos compostos do osso (medula, fibras, minerais e vasos sanguíneos), ou seja, pelo aumento da porosidade («osteo» = osso e «porose» = característica do que é poroso). Este aumento da porosidade óssea conduz, invariavelmente, às fraturas dos ossos, mais frequentes e graves na idade avançada. O problema ataca principalmente as mulheres que atravessam o período da menopausa, uma vez que o estrogénio, hormona responsável pela proteção dos ossos, deixa de ser produzida nesta altura da vida, momento em que os suplementos hormonais se tornam num recurso válido.

Contudo, os cientistas alertam para o facto de que o consumo de cerveja deve ser feito de forma racional (e racionada), uma vez que não é a bebida em si que produz efeitos benéficos na saúde óssea feminina, mas sim o fitoestrogénio, hormona que, de facto, se encontra presente na cerveja. Assim, alertam contra eventuais excessos e previnem que o consumo exagerado de álcool acaba por ter um efeito oposto nos ossos, desgastando-os com maior rapidez.

Aconselha-se, portanto, comedimento e temperança. Beba cerveja, mas com moderação!


Isabel Rodrigues

Título: Cerveja fortalece os ossos da mulher

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

807 

Comentários - Cerveja fortalece os ossos da mulher

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios