Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > As 1001 maneiras do Bacalhau

As 1001 maneiras do Bacalhau

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 2
As 1001 maneiras do Bacalhau

Bacalhau com todos e para todos. Se julgamos que o bacalhau é um peixe muito consumido em Portugal, é porque não sabe que ele é consumido em muitos, muitos outros lugares.

Conhecido na Alemanha, na Dinamarca, Itália, França ou em Espanha (onde se diz Bacalao), o bacalhau é consumido das mais diversas formas e com qualquer acompanhamento ou especiaria. Pois saiba ainda que o bacalhau é tão velhinho que é milenar e existem registos que na Noruega, no Séc. IX, os vikings foram extraordinários descobridores da arte de conservar este peixe.

De baixo teor de gordura e alta concentração de proteínas, o bacalhau é considerado rei pela forma como o podemos secar sem que perca todos os seus nutrientes. Num tempo em que a refrigeração era um sonho ainda por inventar, o bacalhau salgado e seco permitia que o seu paladar fosse conservado na hora de o cozinhar e degustar.





Mas afinal o que é de tão importante no bacalhau? É que este peixe é o único em que existem 1001 maneiras de o cozinhar. Não acredita?
Se começámos por falar no Bacalhau com Todos, falemos dele. Com grão, batata e couves, o bacalhau é cozido e regado com azeite, alho e cebolinha picada e coentros. Há quem com as sobras, faça uma receita tipicamente Portuguesa – Roupa Velha – onde se desfaz tudo, se salteia na frigideira e é de Deuses.

Bacalhau com Natas (com várias versões), à Brás (quem não o sabe fazer afinal), à Zé do Pipo, Espiritual, na Cataplana ou na Caldeirada, a tão alentejana Açorda de Bacalhau, em pasteis (no Brasil conhecido por bolinhos de bacalhau), à Minhota (frito), no forno, Assado (com batata a murro), com Broa, á Gomes Sá (com o ovo e as deliciosas azeitonas pretas)… E tudo isto, só em Portugal.

Se nos virarmos para outras gastronomias e para os vizinhos Espanhóis, descobrimos o bacalhau com Tomate (tipo salada), Al Pil Pil (frito com molho de azeite) e claro Bacalhau Som Quichote (com pimentão vermelho) e as famosas Tortilhas.

Carpaccio de Bacalhau, Piperade e Lasanha em Itália. Também Rondelli de Bacalhau por estas terras se come com muito gosto.

Em França, encontramos Bacalhau Avignos, um clássico a provar. E com molho de creme de leite, não deixe de provar Brandade de Morue.

O Bacalhau é um mundo e se existem as 1001 noites, porque não a experimentá-las com novas ou tradicionais, mas sempre deliciosas receitas de bacalhau.


Carla Horta

Título: As 1001 maneiras do Bacalhau

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 2

648 

Comentários - As 1001 maneiras do Bacalhau

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Vantagens e desvantagens dos seguros pela internet

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Seguros
Vantagens e desvantagens dos seguros pela internet\"Rua
Os seguros pela Internet estão a ter cada vez mais procura por parte dos consumidores, especialmente devido ao factor preço, mas também porque as pessoas começam a dominar melhor as ferramentas da Internet e a ter mais confiança nos serviços disponibilizados online.

A grande vantagem de contratar um seguro pela Internet é a possibilidade de conseguir valores muito inferiores aos que conseguiria num mediador de seguros local. Poderá conseguir reduzir o prémio do seu seguro em 50% ou ainda mais. As operadoras de seguros que actuam pela Internet não têm que pagar comissões aos correctores (intermediários) e por isso podem fazer preços mais competitivos. Além disso, poderá também fazer simulações online usando os aplicativos para esse efeito que essas empresas de seguros disponibilizam nos seus sites.

Ao trabalhar com estas empresas não terá que perder tempo em filas de espera nas agências físicas. Todas as operações podem ser efectuadas através da Internet: adesão, alteração de dados, alteração do modelo de seguro, etc., e toda a informação relativa aos seus seguros estará disponível 24 horas por dia na sua conta de cliente.

Para as pessoas que dão grande importância ao contacto pessoal na altura de contratar um serviço, as empresas de seguros pela Internet não são obviamente uma solução, e essa é uma das suas principais desvantagens.

Outra desvantagem é que no caso de haver algum problema terá que ser o próprio cliente a contactar a seguradora e a tratar de tudo que for necessário para a resolução do problema, enquanto se contratar o seus seguros através de um mediador, no caso de haver problemas apenas tem que contactar o seu mediador e será ele a tratar de tudo.

Na minha opinião, para quem percebe o mínimo de Internet e quer poupar dinheiro nos prémios dos seus seguros, obviamente que as seguradoras que actuam pela Internet e telefone (as chamadas low-cost) são sem dúvida a melhor opção.

Se por outro lado, você não domina a Internet e não gosta de se preocupar nem de tratar de papeladas, no caso de ter algum acidente, então o melhor é manter-se em contacto com as agências físicas.

Pesquisar mais textos:

Carlos Vieira

Título:Vantagens e desvantagens dos seguros pela internet

Autor:Carlos Vieira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Francisco Moreira da Silva 04-10-2014 às 11:37:30

    Passados estes anos o canal de vendas de seguros pela internet tem muito pouca representatividade no nosso mercado. Tudo não passa de muita, mas muita, publicidade. É impossível reduzir o prémio de um seguro automóvel(é neste produto que estas seguradoras mais se tentam afirmar) em 50% ou ainda mais. O consumidor de seguros prefere e procura um profissional que EXPLIQUE OS SEUS SEGUROS. No pós venda são os MEDIADORES PROFISSIONAIS DE SEGUROS que melhor desempenham este importantíssimo serviço ao cliente de seguros, oferecendo níveis de serviço muito superiores ao de qualquer seguradora que venda pela internet! … e sem pagar mais por isso! … Sobre este tema haveria muito mais para falar, termino dizendo: O QUE RENDE É IR FAZER O SEGURO NUM MEDIADOR PROFISSIONAL DE SEGUROS.

    ¬ Responder
  • gil 17-06-2014 às 23:03:37

    tontarias , nao vale de nada , treta...

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    29-05-2014 às 16:28:35

    Os seguros pela internet precisam ser bem pesquisados, pois há muitas fraldes. O melhor é receber indicação de alguém que já use o serviço.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios